Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Festival Literário da Madeira decorre entre 13 e 17 de março

O oitavo Festival Literário da Madeira (FLM) decorre nos dias 13 e 17 de março, subordinado ao tema 'Jornalismo e Literatura -- A Palavra que Prende, A Palavra que Liberta', divulgou hoje a organização.

Festival Literário da Madeira decorre entre 13 e 17 de março
Notícias ao Minuto

16:52 - 22/01/18 por Lusa

Cultura Organização

A escritora canadiana de origem neozelandesa Eleanor Catton, vencedora do prémio Man Booker, e a cantora portuguesa Aldina Duarte são duas convidadas hoje anunciadas pela organização do festival, assim como as autoras Ottessa Moshfegh, norte-americana de origem croata-iraniana, e a finlandesa Sofi Oksanen.

A edição deste ano do FLM reúne no arquipélago "grandes nomes da literatura, do jornalismo e da música", acrescenta o comunicado, sublinhando que o programa fica marcado "por forte presença feminina de várias partes do mundo".

"Vários autores, entre os quais os que também conjugam a escrita ficcional com a escrita jornalística, estarão no Funchal" para falar "sobre como se distanciam ou aproximam da atualidade".

"São cinco dias dedicados aos artífices da palavra e ao público madeirense", pode ler-se no mesmo comunicado.

O programa inclui um espetáculo de Aldina Duarte, no Teatro Municipal Baltazar Dias, sobre o seu mais recente álbum, 'Quando se ama loucamente', inspirado na obra da escritora Maria Gabriela Llansol.

A organização, em comunicado, adianta igualmente que estão confirmadas as participações de Eleanor Catton, autora de 'Ensaio' e de 'Os Luminares', que lhe deu o Prémio Man Booker, em 2013 - dois livros editados em Portugal -, de Otessa Moshfegh, autora de 'O Meu Nome Era Eileen', livro que a levou à 'short list' do Man Booker, em 2016, e de Sofi Oksanen, autora de 'Quando as Pombas Desaparecem', que recebeu, entre outros, o Prémio Nórdico da Academia Sueca.

O festival é da responsabilidade da associação Eventos Culturais do Atlântico (ECA), que tem por objetivo a "promoção sociocultural, através do fomento da prática artística e pedagógica, da organização de eventos nacionais e transfronteiriços e do desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação e da informação".

A ECA recorda que, por anteriores edições deste festival, passaram autores premiados das mais diversas nacionalidades, como Eduardo Lourenço, Alberto Manguel, Helder Macedo, Naomi Wolf, Gonçalo M. Tavares, Mia Couto, Samar Yazbek, Ondjaki, Lídia Jorge, Frederico Lourenço, Eimear McBride, Adam Johnson, Pepetela e o ensaísta Zygmunt Bauman, que morreu no ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório