Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

'A Forma da Água' eleito melhor filme por produtores de Hollywood

O filme 'A forma da água', do realizador mexicano Guillermo del Toro, ganhou o prémio Darryl F. Zanuck para melhor filme do ano, o galardão máximo do Sindicato de Produtores de Hollywood (PGA, Producers Guild of America).

'A Forma da Água' eleito melhor filme por produtores de Hollywood
Notícias ao Minuto

11:30 - 21/01/18 por Lusa

Cultura PGA

O prémio foi atribuído a Guillermo del Toro e ao seu colega e co-produtor Miles Dale.

O filme dirigido pelo cineasta de Guadalajara, e coproduzido pelo seu colega Miles Dale, impôs-se assim, nessa categoria, a filmes como 'Amor de improviso' ('The Big Sick'), 'Chama-me pelo teu nome' ('Call Me by Your Name'), 'Dunkirk', 'Foge' ('Get Out'), 'Eu, Tonya' ('I, Tonya'), 'Lady Bird', 'Jogo da alta roda' ('Molly's Game'), 'The Post', 'Três cartazes à beira da estrada' ('Three Billboards Outside Ebbing, Missouri') e 'Mulher-Maravilha' ('Wonder Woman').

Guillermo del Toro não esteve presente na cerimónia, já que teve de se deslocar ao México para tratar do seu pai doente, pelo que o galardão foi recebido por Miles Dale, que leu um comunicado do realizador e agradeceu ao sindicato por reconhecer uma obra com um estilo pouco habitual.

Protagonizado por Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer e Michael Stuhlbarg, o filme 'A forma da água' conta a história de amor entre uma mulher muda e uma criatura marinha nos Estados Unidos, em 1962, com a estética do conto fantástico, tão característica do seu autor.

"Quando os protagonistas são uma senhora das limpezas e um peixe, (a história) é difícil de vender", disse Dale.

O PGA serve como barómetro dos Óscares, já que o filme vencedor destes prémios acabou por vencer a estatueta dourada em 19 das 27 edições celebradas pela academia.

No entanto, nos últimos anos os critérios difeririam, já que o prémio Zanuck foi atribuído a 'La La Land' e 'A queda de Wall Street' ('The Big Short'), enquanto a academia preferiu 'Moonlight' e 'O Caso Spotlight' ('Spotlight'), respetivamente.

Nos oito anos anteriores, ambos os prémios coincidiram, com 'Birdman', '12 anos escravo' ('12 Years a Slave'), 'Argo', 'O artista' ('The Artist'), 'O discurso do rei' ('The King's Speech'), 'Estado de guerra' ('The Hurt Locker'), 'Quem quer ser milionário' ('Slumdog Millionaire') e 'Este país não é para velhos' ('No Country for Old Men').

Noutras categorias, o filme 'Coco' da Disney e da Pixar foi considerado o melhor filme de animação, enquanto 'Jane', de Brett Morgen, sobre a antropóloga Jane Goodall, venceu o prémio de melhor documentário.

Na televisão, as escolhas principais recaíram em 'The Handmaids Tale', da Hulu, considerada a melhor série de drama, e em 'The Marvelous Mrs. Maisel', da Amazon, a melhor série na categoria de comédia.

'Last Week Tonight With John Oliver' foi considerado o melhor 'talk show', a quarta temporada de 'Black Mirror' ganhou a melhor mini-série, e 'Leah Remini: Scientology and the Aftermath' venceu na categoria melhor produção de não-ficção.

O galardão de melhor programa infantil foi para 'Sesame Street' ('Rua Sésamo'), e de melhor programa desportivo calhou a 'Real Sports with Bryant Gumbel' enquanto 'Carpool Karaoke' foi premiado como melhor programa de curta duração.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório