Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Cabul: Talibãs reivindicam ataque a hotel. Seis mortos, um é estrangeiro

O ataque ao hotel Intercontinental em Cabul, no Afeganistão, no sábado, terminou hoje, 12 horas depois de um grupo armado ter invadido a unidade, com o balanço provisório a apontar para seis mortos, um dos quais estrangeiro.

Cabul: Talibãs reivindicam ataque a hotel. Seis mortos, um é estrangeiro
Notícias ao Minuto

06:15 - 21/01/18 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Afeganistão

"O ataque terminou, todos os atacantes foram mortos. Cento e vinte e seis pessoas, entre as quais 41 estrangeiras, foram retiradas em segurança", afirmou o porta-voz do ministro do Interior do país.

Segundo Najib Danish, tratou-se de um ataque feito por três elementos ao invés de quatro como foi inicialmente avançado.

Este responsável adiantou que as operações ainda prosseguem no hotel, precisamente no sexto andar, para detonar explosivos.

De acordo com uma fonte da segurança, o último atacante do grupo barricou-se "numa grande sala com reféns, afegãos e estrangeiros", que ameaçou matar antes de ser baleado.

"Ouvimos chorar os reféns, que ele os matava se não conseguisse sair", referiu esta fonte.

O grupo de atacantes entrou no hotel pouco depois das 21h00 locais (17h30 de Lisboa) de sábado e fez explodir uma granada para abrir caminho antes de começar a disparar sobre seguranças e clientes.

Este ataque foi reivindicado já este domingo pelos talibãs.

"Ontem à noite, o hotel Intercontinental (...) foi atacado. O ataque foi realizado por cinco dos nossos 'mujahidines' em busca de martírio", declarou o porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, num comunicado.

[Notícia atualizada às 9h com reivindicação dos talibãs]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório