Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Luisão? "Não olho a estatutos, a idades ou a nacionalidades"

O treinador do Benfica fez esta sexta-feira a antevisão do jogo frente ao Desportivo das Chaves.

Luisão? "Não olho a estatutos, a idades ou a nacionalidades"

O Benfica recebe este sábado o Desportivo das Chaves, num jogo relativo à 19.ª jornada da Liga portuguesa. Rui Vitória fez esta sexta-feira a antevisão deste encontro no Estádio da Luz.

Confira as declarações do técnico das águias na conferência de antevisão ao encontro.

Diferenças do jogo com o Chaves para o da primeira volta? "Diferença de processos normais. O Luís entrou este ano e já está a implementar as suas ideias. Apresenta ideias de jogo organizadas. Vão apresentar uma equipa boa, mas nós também. Com o apoio de 60 mil pessoas que é o que está previsto, um Benfica que quer naturalmente ganhar e vai fazer de tudo para que isso aconteça. Tenho a convicção que vai ser um jogo muito interessante e esperamos ganhar".

Jogo interrompido no Estoril-FC Porto. Os 45 minutos que vão ser jogados no dia 21 de fevereiro vão beneficiar e qual pode ser o desfecho desta partida? "O desfecho não sabe ninguém. Isso são outras guerras. Faltam disputar 45 minutos, são jogos dos outros e só nos importa ganhar os nossos jogos".

Tem indisponível André Almeida por castigo. Qual é a solução? "A nossa equipa está a funcionar de uma forma muito harmoniosa, quem jogar vai fazer bem essa posição. E não vou revelar obviamente qual é a solução que estou a pensar".

Alteração do sistema tático (mudança do 4-4-2 para o 4-4-3): Isso requer uma discussão mais aprofundada. O aproveitamento dos nossos jogadores para jogar nesse sistema, temos atletas mais rápidos. Quando for necessário jogar num esquema tático jogamos e alteramos. Conseguimos jogar de forma mais rápida, apresentar mais homens na área, os jogadores estão a sentir-se bem. Conseguimos fazer essa alteração num bom momento do Benfica, porque era importante fazer essa mudança com um bom Benfica. Eu já tinha pensado em fazer essa mudança. A equipa do ponto de vista qualitativo apresenta um jogo que me agrada. Estamos mais consistentes e apresentamos maior segurança no nosso jogo".

Como avalia a dupla de centrais Rúben Dias e Jardel. Luisão irá regressar ao onze quando recuperar:  "Vamos ser objetivos. A dupla de centrais funcionou muito bem, agora, e a que jogou antes também. Eu olho para o rendimento dos meus jogadores. Esta equipa tem jogado bem. O futuro é dia a dia. Às vezes aparece uma lesão e é a sorte dos outros. Não olho a estatutos, nem idade, nem nacionalidade. Quem render é quem avança e quem está, está a cumprir.

Equipa está a atravessar o melhor momento da época? "Fundamentalmente pelos resultados e pelas exibições. Se é o melhor, não sei porque não conheço os nossos limites. Os resultados vão aparecendo e a qualidade também. Os meus jogadores acreditam em si próprios e cada vez mais fazem as coisas de forma automática. Eu sou uma pessoa confiante por natureza. Estamos a ter uma boa sequência de resultados e só com o Sporting não conseguimos ganhar, mas fizemos uma exibição que me deixou muito agradado.

Benfica tem o plantel suficiente para atacar o Penta? "Vou tentar responder dizendo uma coisa muito simples. Não tenho por hábito dizer que preciso de alguma coisa, não é a minha forma de trabalhar. Pode vir algum jogador que possa acrescentar, mas mudar por mudar não é a minha forma de estar. A equipa em Braga teve um bom desempenho, mostrou-se bem. Para entrar nesta equipa não é muito fácil. Não discuto contratações aqui.

Cedências de Hermes e João Pereira foram boas soluções para os dois jogadores? "Nós muitas vezes queremos ser amigos dos jogadores e queremos que as expetativas deles sejam realizadas. Para jogarem mais minutos, para ganharem mais confiança. Queremos que eles mostrem a sua qualidade e voltem mais fortes. Este é um caminho que tem de se trilhar. Os jogadores, às vezes, depois reencontram-se. Acabam por fazer estradas paralelas.

Acusações do facilitismo do Sp. Braga. Sente-se beliscado por estarem a acusar o mérito do Benfica? "Alguns clubes já se manifestaram sobre essas questões. Estamos a falar de profissionais, nunca se deve falar destas coisas de forma leviana. A última exibição do Sp. Braga foi boa, a do Sporting também, a do Tondela idem. Estas equipas facilitaram todas? Continuem a não nos dar mérito porque na realidade quer dizer uma coisa. Nós já sabemos como tudo isto está a funcionar. Continuem a não nos dar esse mérito. Essa acaba por ser a gasolina que nos alimenta. As equipas que nos defrontam não merecem que as tratem dessa forma. Colocam-se estas ideias na corrente sanguínea. Isto é muito perigoso e é preciso ter muito cuidado. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório