Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Estudo: Hot yoga não é mais benéfico que o yoga comum

Ambas as modalidades trazem vantagens, mas os benefícios cardiovasculares não dependem da temperatura a que se treina.

Estudo: Hot yoga não é mais benéfico que o yoga comum
Notícias ao Minuto

13:00 - 19/01/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Yoga

Não foi há muito tempo que o Hot Yoga chegou a Portugal. Uma modalidade antiga onde sequências de posições de yoga são praticadas numa sala a 40º graus. Além de os músculos aquecidos terem maior flexibilidade, o que permite movimentos mais amplos, as elevadas temperaturas trazem vantagens a nível cardiovascular.

Um estudo da Times Health vem negar esta ideia, alegando que é a prática do yoga em si, e não o aumento da temperaruta com que se pratica yoga, que traz benefícios para a saúde arterial. Segundo a autora do estudo, que pertence ao departamento de saúde e performance humana da Universidade do Estado do Texas, “o calor não parece ser um fator necessário para melhorias na saúde do coração”. A investigadora ressalva que tanto o hot yoga e o yoga comum são de facto benéficos para a saúde vascular e influenciam o atraso na progressão de riscos para o coração , contudo, tal não se deve à temperatura em que é praticado.

Os dados deste estudo basearam-se num grupo de 52 pessoas saudáveis, mas com um estilo de vida sedentário. Dois grupos praticaram yoga três vezes por semana, durante 12 semanas – um grupo em sala aquecida, o outro em ambiente normal. O terceiro grupo não praticou yoga de todo.

Da experiência concluiu-se que a saúde vascular dos dois grupos de praticantes de yoga melhorou e o risco de problemas de coração baixou. No grupo que praticou hot yoga, notou-se ainda uma redução na gordura corporal, que embora pequena, foi superior à verificada no grupo que praticou yoga em ambiente normal.

Tal estudo, avança a Times Health, é uma boa notícia a quem prefere praticar o yoga em casa, ou não tem disponibilidade para participar em aulas de Hot Yoga, que são menos comuns que os espaços que praticam yoga a temperaturas normais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório