Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Ciclo sobre universo da coreógrafa Tânia Carvalho estreia no Maria Matos

Um ciclo sobre os vinte anos do universo criativo da coreógrafa Tânia Carvalho, que cruza a dança, a pintura e o cinema, vai ter início hoje, no Maria Matos Teatro Municipal, em Lisboa, com 'Icosahedron'.

Ciclo sobre universo da coreógrafa Tânia Carvalho estreia no Maria Matos
Notícias ao Minuto

07:15 - 19/01/18 por Lusa

Cultura Espetáculo

O espetáculo está previsto para as 21:30, e repete na sexta-feira, segundo a programação também prevista para decorrer nos teatros São Luiz e Camões (Companhia Nacional de Bailado), que se associam para celebrar este percurso, apresentando um programa interdisciplinar do trabalho da criadora.

O ciclo inclui peças já apresentadas, como '27 Ossos', a 03 e 04 de fevereiro, no Teatro São Luiz, e a estreia do filme coreografado 'Um Saco e uma Pedra', musicado por Diogo Alvim.

Reúne ainda uma criação recente com o Grupo Dançando com a Diferença, o projeto participativo Movimentos Diferentes, e uma nova criação para a Companhia Nacional de Bailado.

'De Mim Não Posso Fugir, Paciência!' estará no São Luiz, a 31 janeiro e 01 de fevereiro, 'Um Saco e uma Pedra - peça de dança para ecrã', no Maria Matos, a 06 de fevereiro, 'Movimentos Diferentes', na Biblioteca de Marvila, a 10 de fevereiro.

Será ainda apresentado 'Doesdicon', com o Grupo Dançando com a Diferença, no Teatro Maria Matos, a 15 fevereiro, e, com a Companhia Nacional de Bailado, a nova criação 'Olhos Caídos + S' e 'A tecedura do Caos', no Teatro Camões, entre 22 de fevereiro e 04 de março.

Nascida em Viana do Castelo, em 1976, Tânia Carvalho iniciou os estudos de dança na cidade natal. Na década de noventa, prosseguiu estudos artísticos na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, na Escola Superior de Dança de Lisboa e no Fórum Dança.

As suas primeiras criações nos domínios da coreografia foram 'A Corte' e 'Inicialmente Previsto', ambas apresentadas no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, esta última distinguida com o Prémio Jovens Criadores 2000, tendo sido apresentada em Sarajevo em julho do ano seguinte.

É autora de várias bandas sonoras das suas próprias coreografias, como por exemplo a de 'Como Se Pudesse Ficar Ali Para Sempre' (2005), e também a de 'Síncopa' (2013). Outras peças atravessam outras artes, como a pintura, em 'Xilografia' (2016), pelo expressionismo e pela memória do cinema em '27 Ossos'.

'Icosahedron' venceu o prémio de melhor coreografia da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2011.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório