Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Terceira pista de Heathrow: Autoestrada terá que mudar de lugar

A expansão do aeroporto de Heathrow poderá levar à deslocalização da M25, a autoestrada com 188km de extensão que circunda a Grande Londres e uma das mais importantes do Reino Unido

Terceira pista de Heathrow: Autoestrada terá que mudar de lugar

A comissão nomeada pelo Governo Britânico para promover a expansão do maior aeroporto da capital britânica, que inclui a construção de uma terceira pista, afirmou à BBC que uma das hipóteses para o alargamento do terminal passa por mudar a autoestrada M25 para debaixo do solo.

A autoestrada iria assim operar num túnel subterrâneo, a uma profundidade de 7 metros, e a terceira pista de Heathrow seria construída em cima, à superfície.

Outra proposta ainda em análise, será mover a autoestrada 150 metros para oeste. A M25 é uma das infraestruturas rodoviárias mais importantes do Reino Unido, servindo a grande área metropolitana de Londres.

As propostas adiantadas pela comissão governamental irão a votação no Parlamento, ainda durante este ano.

Entretanto, algumas companhias aéreas já se mostraram contra as obras. A International Airlines Group (IAG), do grupo da British Airways, manifestou-se preocupada com os custos que a deslocalização da autoestrada poderá trazer e com outros problemas estruturais. “Londres é uma cidade com quase 9 milhões de habitantes e muitos outros milhões circulam e viajam todos os dias. Este projeto poderá provocar disrupções inimagináveis, durante vários anos”.

O Departamento dos Transportes tem vindo a alertar, que os cinco aeroportos londrinos – Heatrow, Gatwick, Stanstead, Luton e o London City Airport – deverão atingir capacidade máxima em 2034, caso a expansão não aconteça.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório