Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Apreendidos 745 kg de cocaína dentro de ananases em Portugal e Espanha

Na sequência da operação, foram detidos nove homens de diferentes nacionalidades.

Apreendidos 745 kg de cocaína dentro de ananases em Portugal e Espanha
Notícias ao Minuto

10:06 - 17/01/18 por Melissa Lopes

País 'Operação Japy'

A Polícia Judiciária (PJ) e o Cuerpo Nacional de Policia de Espanha desarticularam uma organização transnacional criminosa dedicada do tráfico de cocaína.

Através de um comunicado, a PJ detalha que da operação (denominada ‘Operação Japy), no âmbito de uma operação conjunta, resultou a apreensão, em ambos os países, de aproximadamente 745 kg de cocaína dissimulados no interior de ananases transportados em contentores entre um país da América Latina e a Península Ibérica.

A investigação deste grupo organizado, com caráter transnacional e que se dedicava reiteradamente à introdução, no continente europeu, de elevadas quantidades de cocaína produzida na América do Sul, iniciou-se em Espanha e decorre desde abril do ano passado, esclarece ainda a autoridade.

Notícias ao MinutoAutoridades lusas e espanholas prosseguem com a investigação© PSPAlém da cocaína apreendida em Espanha, refere a PJ, foi ainda possível proceder à identificação e detenção de nove homens de várias nacionalidades, bem como apreender cerca de 400.000 euros em dinheiro e 10 viaturas automóveis, sendo ainda desmantelado um laboratório clandestino utilizado para a adulteração e corte da cocaína.

Em Portugal, esta operação contou ainda com a colaboração da Autoridade Tributária e Aduaneira. A investigação prossegue em Portugal e Espanha com a colaboração das autoridades de outros países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório