Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Já não precisa de sair de casa para abrir uma conta bancária

Há dois bancos em Portugal que já permitem a abertura de contas bancárias através das suas plataformas digitais e, portanto, só precisa de um smartphone ou de um computador para o fazer.

Já não precisa de sair de casa para abrir uma conta bancária
Notícias ao Minuto

10:10 - 17/01/18 por Beatriz Vasconcelos

Economia Banca

O Banco Best e o Banco BIG já permitem a abertura de contas bancárias através da sua plataforma digital e, portanto, só precisa de um smartphone ou de um computador para o fazer. A tendência é, aliás, que os bancos se alinhem nesta estratégia de atendimento ao cliente 100% digital.

“É muito simples”, começa por explicar o Banco Best num vídeo disponibilizado no seu site. O processo passa por fazer o 'upload' (carregamento) do cartão de cidadão, bem como de comprovativos de morada e profissão. Depois, é iniciada uma vídeochamada entre o banco e o cliente.

“Não se preocupe, vamos ajudá-lo em todos os processos cara a cara, sem ir ao balcão. Depois, é só assinar eletronicamente os documentos e já está”, explica o banco Best.

A estratégia parece, aliás, que já está a ser seguida por outros bancos. Na terça-feira, o Banco Big anunciou que estabeleceu uma parceria com a startup portuguesa LOQR para a implementação da abertura de contas sem presença física. 

A LOQR é uma empresa nacional que colabora com o setor financeiro no sentido de digitalizar o relacionamento com o cliente. O objetivo do Banco Big é também que os seus clientes possam abrir contas de forma 100% digital e sem necessidade de visitar um balcão para preencher ou assinar papéis.

O pontapé de saída foi dado pelo Banco de Portugal, no final de junho do ano passado, quando aprovou a abertura de contas bancárias através de canais digitais. Passaram alguns meses até que a primeira instituição bancária desse início ao processo, mas agora já é possível abrir uma conta sem sair de casa.

"Esta iniciativa do Banco de Portugal reflete a crescente digitalização dos produtos e dos serviços bancários, as novas expetativas e necessidades dos clientes bancários e a importância de assegurar condições de equidade entre as instituições de crédito sediadas em Portugal e as sediadas noutros países da União Europeia", pode ler-se no site do regulador.

Para já, apenas estes dois bancos têm esta funcionalidade disponível, no entanto, é provável que a tendência se alastre no setor.

[Notícia alterada às 16h40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório