Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Equipa de hóquei no gelo conjunta das 'Coreias'? Seria "histórico"

Presidente da Coreia do Sul fala numa possibilidade que seria histórica.

Equipa de hóquei no gelo conjunta das 'Coreias'? Seria "histórico"
Notícias ao Minuto

08:59 - 17/01/18 por Lusa

Mundo Presidentes

O Presidente da Coreia do Sul declarou hoje que levar uma equipa de hóquei no gelo conjunta com a Coreia do Norte aos Jogos Olímpicos de Inverno seria um acontecimento histórico em todo o mundo.

O gabinete de Moon Jae-in indicou que o Presidente sul-coreano fez estas declarações durante um encontro com atletas sul-coreanos.

A Coreia do Sul quer que o Comité Olímpico Internacional autorize vários jogadores norte-coreanos a integrarem a equipa feminina sul-coreana de hóquei no gelo, no que seria a primeira equipa olímpica unificada dos dois rivais.

Moon afirmou que uma equipa conjunta podia impulsionar as relações intercoreanas e acrescentou que ver os atletas dos dois países lado a lado durante os Jogos Olímpicos seria "um acontecimento histórico" para a população sul-coreanas e em todo o mundo.

Esta manhã, Seul anunciou que o Norte vai mandar uma delegação aos Jogos Paraolímpicos de PyeongChang, em março, indicou o Ministério da Unificação sul-coreano.

Até agora, o regime norte-coreano indicou que pretende enviar no próximo mês a PyeongChang uma delegação de vários responsáveis, atletas, jornalistas, artistas e apoiantes.

Este foi o terceiro encontro das duas Coreias em menos de dez dias para debater a participação do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno.

No início desta semana, as delegações tinha chegado a acordo sobre a atuação no Sul de 80 músicos e 60 cantores e bailarinos norte-coreanos, durante os Jogos.

Após meses de tensões, o dirigente norte-coreano Kim Jong-un surpreendeu o mundo ao falar, a 01 de janeiro, na possível presença norte-coreana em PyeongChang. Seul respondeu rapidamente a este gesto do Norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório