Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

É por isto que é mais difícil perder peso no inverno

O frio até pode ajudar a acelerar o metabolismo e a queimar um pouco de gordura, mas daí a perder peso de forma fácil vai um longo caminho.

É por isto que é mais difícil perder peso no inverno
Notícias ao Minuto

09:30 - 17/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Forma física

O inverno é, possivelmente, a pior altura do ano para se perder aquele ‘pneuzinho’ teimoso e que parece ficar com o triplo do tamanho quando se vestem duas camisolas e ainda mais um casaco.

Apesar de os mais motivados afirmarem com convicção de que ‘os corpos de verão fazem-se no inverno’, a verdade é que a estação mais fria de todas pode ser um verdadeiro entrave para o sucesso.

E um dos motivos deve-se à facilidade em encontrar tentações, mesmo depois da época festiva ter passado. O chocolate quente, os chocolates que sobram do Natal, o café com natas, a sopa cremosa, o cozido à portuguesa, a feijoada, a lasanha, o bolo acabadinho de fazer… o inverno pede comida bem quente e bem aconchegante, mas a verdade é que isso muitas vezes significa calorias, gordura e açúcar, um trio que em nada favorece a boa forma física.

E como o inverno pede comidas que aqueçam a barriga e a alma, o consumo de vegetais frescos fica quase sempre aquém do desejado. Mas não só: os assados, os guisados, os estufados, os fritos ganham destaque e com eles trazem um maior consumo de sal, que faz com que a gordura acumulada seja mais difícil de sair.

O frio que faz na rua e que quase impede de sair de casa é também um motivo para que o inverno seja a pior altura do ano para se tentar perder peso. ‘Sair do quente da cama para ir treinar? Hummm… se calhar tento isso amanhã’. Sim, a facilidade com que o frio serve de desculpa para não treinar – mesmo quando se poderia fazê-lo em casa – é também um motivo.

Mas não é por existir uma ou mais razões para justificar a preguiça de inverno que tem mesmo de se deixar render ao efeito do frio. Mesmo quando as temperaturas não estão amigas de grandes saídas de casa, pode-se sempre optar por ir de carro até ao ginásio ou por treinar em casa, basta um colchão ao estilo yoga para fazer alguns abdominais, flexões e pranchas. Quanto à alimentação, o lado reconfortante da comida pode manter-se em pratos vegetarianos e sopas sem cremes adicionados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório