Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Novas rotas de arte urbana no Porto e Vila do Conde com Vhils ou Hazul

Obras dos artistas Vhils, Hazul, Mr. Dheo ou Third podem ser vistas no âmbito do projeto StreetArtCEI, que apresenta cinco rotas de percursos culturais alternativos criadas no Porto e Vila do Conde, anunciou hoje o Politécnico do Porto.

Novas rotas de arte urbana no Porto e Vila do Conde com Vhils ou Hazul
Notícias ao Minuto

19:02 - 16/01/18 por Lusa

Cultura CEI

As rotas do Marquês, Bolhão, Trindade, São Bento e Vila do Conde são os cinco trajetos turísticos de arte urbana no Norte do país e disponíveis 'online', onde se podem ver imagens de "manifestações artísticas marginais com visibilidade acessível e elevada qualidade estética. (...) Neste mapa constam artistas como Vhils, Hazul, Mr. Dheo ou Third", refere o Politécnico do Porto, que lidera o projeto através do Centro de Estudos Interculturais (CEI).

O grande objetivo do projeto StreetArtCEI é democratizar o acesso a esta forma de expressão artística e captar turistas para a descoberta das principais artérias turísticas da região norte, valorizando mesmo economicamente, as manifestações artísticas que as cidades oferecem, tanto a visitantes como a habitantes", explica o Politécnico do Porto.

As imagens foram selecionadas e georreferenciadas, gerando um mapeamento que demonstra os padrões de recorrência espacial dessas manifestações artísticas.

"Sobrepomos esse mapeamento às disponibilidades de acesso, transporte e infraestruturas urbanas e à duração de um hipotético percurso pedestre", explica Clara Sarmento, investigadora líder deste projeto.

O projeto prevê, numa segunda fase, identificar mais rotas turísticas de arte de rua, abrangendo Braga, Aveiro e Ovar, com ligação a rotas semelhantes no Sul, nomeadamente na Grande Lisboa.

O StreetArtCEI é uma 'spin-off' (empresa nova criada para explorar produtos ou serviços tecnológicos ou inovadores, concebida a partir de um grupo de pesquisa ou centro de investigação), do projeto "TheRoute - Tourism and Heritage Routes including Ambient Intelligence with Visitants' Profile Adaptation and Context Awareness", liderado pelo Politécnico do Porto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório