Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Crime de desobediência para quem não apresentar declarações de rendimento

O PS propôs esta segunda-feira que sejam sujeitos ao crime de desobediência os titulares de cargos públicos que não apresentarem as declarações de rendimento e património.

Crime de desobediência para quem não apresentar declarações de rendimento
Notícias ao Minuto

19:45 - 15/01/18 por Lusa

Política PS

De acordo com um projeto de lei apresentado pelos socialistas esta segunda-feira em conferência de imprensa, no Parlamento, está prevista uma pena de até três anos a quem apresente "acréscimos patrimoniais ou diminuições injustificadamente desconformes" se forem superiores a 50 salários mínimos nacionais (29 mil euros).

Esta é uma das propostas feitas pelo PS no âmbito da Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas e que deverá terminar os seus trabalhos até ao final de fevereiro.

Outro tipo de sanção proposta passa por uma tributação especial de 80% sobre os "acréscimos patrimoniais não justificados" de valor superior a 100 mil euros.

Jorge Lacão, deputado e vice-presidente da Assembleia da República, disse ficar agora na expectativa do que farão as outras bancadas, em especial a do PSD.

O deputado socialista acusou os sociais-democratas de obstinação relativamente à solução quanto ao enriquecimento ilícito passar pela inversão do ónus da prova, considerada inconstitucional, que fez com que as mudanças da lei nesta área não avançassem nos últimos anos.

As soluções preconizadas agora pelo PS, garantiu, são constitucionais e apelo ao PSD que "não caia na tentação de voltar a perturbar o normal funcionamento deste processo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório