Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Tondela: Confederação apela a luto associativo pelas vítimas de explosão

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto pediu hoje que sejam feitos três dias de luto associativo nacional pelas vítimas do incêndio ocorrido no sábado, em Vila Nova da Rainha, no concelho de Tondela.

Tondela: Confederação apela a luto associativo pelas vítimas de explosão
Notícias ao Minuto

15:30 - 15/01/18 por Lusa

País Comunicado

Em comunicado, a confederação recomenda "a todas as associações, coletividades e clubes que manifestem a sua solidariedade com a Associação Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha", com os três dias de luto, colocando a bandeira a meia haste e guardando um minuto de silêncio em todas as cerimónias ou reuniões que se realizem entre hoje e quarta-feira.

"De acordo com a Conta Satélite da Economia Social (INE), existem em Portugal mais de 31.000 associações de cultura, recreio e desporto que desenvolvem atividades para todas as idades e em todo o território nacional, desde as maiores cidades aos mais recônditos lugares, envolvendo cerca de 425.000 dirigentes voluntários e benévolos e cerca de três milhões de associados", refere.

Lembrando o incêndio ocorrido no sábado na associação de Vila Nova da Rainha, onde morreram oito pessoas e 38 ficaram feridas, a confederação sublinha que "a elevada presença de associados e moradores do local é uma constante nestas associações, sobretudo quando estas são o único ponto de encontro e de relação social".

"Estimamos que, na mesma altura, estivessem milhares de associações com semelhante atividade e envolvessem dezenas de milhares de pessoas por todo o país. O nosso movimento associativo popular é assim mesmo", realça.

A confederação considera que o associativismo "é seguro" e aproveita para salientar "a importância do papel de sensibilização e formação regular nesta área" que faz junto dos dirigentes associativos.

Ao início da manhã de hoje, a Câmara de Tondela decretou três dias de luto municipal.

"A tragédia ocorrida nesta associação deixou o concelho de Tondela mergulhado num novo sentimento de dor e consternação", referiu a autarquia, numa alusão também aos incêndios florestais ocorridos há três meses, que percorreram quase 180 quilómetros quadrados do concelho de Tondela, provocando três vítimas mortais (duas diretas e uma indireta) e muita destruição.

O incêndio deflagrou numa altura em que se encontravam mais de 60 pessoas na associação a participar num torneio de sueca.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que visitaram o local, expressaram solidariedade aos familiares das vítimas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório