Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Sismo: Presidente do Peru pede "calma" aos habitantes da região afetada

O presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynsk, pediu "calma e tranquilidade" aos habitantes do sul do país, afetado hoje por um forte sismo, e afirmou que o Governo está a responder a esta emergência.

Sismo: Presidente do Peru pede "calma" aos habitantes da região afetada
Notícias ao Minuto

17:14 - 14/01/18 por Lusa

Mundo Kuczynsk

"Calma e tranquilidade, o Governo está a tratar do assunto, por isso estou aqui poucas horas após o ocorrido", declarou Kuczynski aos jornalistas após chegar de helicóptero à localidade de Chala, na zona afetada. O sismo registou uma magnitude 6,8 e provocou pelo menos dois mortos e mais de 60 feridos.

Segundo Kuczynsk, o Governo está a atuar e já enviou ajuda de emergência para a região afetada.

"Vamos enviar tudo o que for necessário", salientou, antes de indicar que ainda não há um número definitivo de vítimas nem dos danos causados.

O forte sismo que foi sentido hoje às 04:18 locais (09:18 de Lisboa) provocou um morto em Chala e outro em Bella Unión, mas segundo as autoridades esta última informação ainda não foi confirmada. O epicentro foi localizado no Oceano Pacífico, a 56 quilómetros da zona costeira de Lomas e a 48 quilómetros de profundidade.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos indicou que o sismo teve uma magnitude 7,1 e anunciou que não foi ativado qualquer alerta de tsunami, uma informação confirmada pela Marinha de Guerra do Peru.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório