Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

China endurece supervisão bancária para evitar riscos financeiros

A Comissão Reguladora do Setor Bancário da China (CBRC) anunciou que vai endurecer este ano a supervisão do setor bancário, para lutar nomeadamente contra os riscos financeiros em atividades interbancárias, negócios paralelos ou produtos financeiros.

China endurece supervisão bancária para evitar riscos financeiros
Notícias ao Minuto

06:18 - 14/01/18 por Lusa

Economia Regulador

As violações em empréstimos imobiliários, ativos não lucrativos e gestão empresarial, entre outros, terão penalizações mais duras, segundo um comunicado da entidade divulgado no final do dia de sábado.

O regulador bancário pretende assim controlar as infrações e melhorar a supervisão da banca paralela, a proteção do consumidor e reencaminhar o capital para a economia real, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.

Embora a CBRC tenha assegurado que houve progressos, em 2017, na redução do crédito mal parado, alertou que são necessários mais esforços para controlar os riscos financeiros.

Em 2017 a China anunciou novas medidas na política de limpeza financeira com o objetivo principal de atacar o sistema bancário paralelo (banca sombra ou shadow banking, sistema financeiro informal), que não se rege pela regulação oficial e que representa um risco porque fomenta o endividamento do sistema.

O regulador disse que no ano passado impôs multas de cerca de 3.000 milhões de yuans (cerca de 380 milhões de euros) a instituições bancárias e sancionou 270 pessoas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório