Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Coreia do Norte quer intensificar relações com Coreia do Sul

A Coreia do Norte quer a intensificação das relações com a Coreia do Sul, considerando que um clima conciliatório e a unificação da península só é possível promovendo o contacto, a cooperação e o intercâmbio.

Coreia do Norte quer intensificar relações com Coreia do Sul
Notícias ao Minuto

06:14 - 14/01/18 por Lusa

Mundo Pyongyang

Pyongyang defendeu hoje que "a atmosfera de reconciliação e unidade não se estabelece por si mesma mas através de contacto, cooperação e intercâmbios", num artigo publicado no diário estatal Rodong Sinmun, no qual se acrescenta: "hoje, a questão da unidade da nossa nação é mais urgente do que nunca".

No texto, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, defende a promoção ativa desse clima conciliador, segundo declarações recolhidas pelo jornal, no qual se assegura que "a porta do diálogo permanecerá aberta para qualquer pessoa da Coreia do Sul, incluindo os membros do partido no poder, a oposição, grupos e empresas individuais".

O jornal dá conta ainda da reunião de alto nível entre Pyongyang e Seul realizada na última terça-feira, resultado dos "esforços ativos" da Coreia do Norte.

"Em que direção se moverá no futuro esta relação norte-sul dependerá de como as autoridades sul-coreanas tentem criar uma atmosfera de reconciliação e unificação nacional", diz-se no jornal.

O artigo surge num momento de melhores relações entre os dois países, que se reuniram na terça-feira, a primeira vez em mais de dois anos, para discutir a participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno, na Coreia do Sul.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório