Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente checo falha maioria na primeira volta

O Presidente checo, Milos Zeman, venceu hoje a primeira volta das presidenciais, mas não conseguiu a maioria, e vai defrontar o segundo candidato mais votado, Jiri Drahos, na segunda volta, daqui a duas semanas.

Presidente checo falha maioria na primeira volta
Notícias ao Minuto

16:29 - 13/01/18 por Lusa

Mundo Milos Zeman

Zeman, 73 anos, pró-russo e anti-imigração, obteve 38,98% dos votos expressos, quando estão escrutinados 97,5% dos boletins, anunciou o gabinete de estatísticas checo.

Drahos, 68, antigo presidente da Academia de Ciências checa, pró-europeu, teve 26,39%.

Os dois passam à segunda volta.

"O final ainda está para vir e é isso que importa", disse Drahos, referindo-se à segunda volta, que apelou a todos "os que querem uma mudança" para que exerçam o direito de voto a 26 e 27 de janeiro.

Milos Zeman foi eleito presidente em 2013 nas primeiras presidenciais checas por voto direto. Os dois outros presidentes eleitos na República Checa após a separação da Checoslováquia, em 1993, Vaclav Havel e Vaclav Klaus, foram eleitos pelo parlamento.

Enquanto chefe de Estado, Zeman agradou à esquerda pela defesa da política russa e a proximidade com Vladimir Putin, e à direita populista pelas posições anti-imigração.

Foi dos poucos dirigentes europeus que saudou a candidatura de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e o único que apoiou a decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Ao contrário de Vaclav Klaus, um eurocético, Zeman era considerado um pró-europeu, mas nos últimos anos criticou recorrentemente as políticas europeias e, após o referendo que determinou o 'Brexit', propôs a realização na República Checa de uma consulta semelhante sobre a permanência do país na União Europeia (UE).

Drahos é um físico e químico recém-chegado à política, que não pertence a nenhum partido e afirma que apenas defende os valores da "verdade, racionalidade e dignidade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório