Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

'Sonata em Auschwitz'. A história de uma portuguesa e da sua família nazi

O Holocausto é o cenário do livro 'Sonata em Auschwitz', a ser lançado a 24 de janeiro, que narra a história de uma portuguesa e o alegado passado nazi da sua família, avançou hoje à Lusa a autora.

'Sonata em Auschwitz'. A história de uma portuguesa e da sua família nazi
Notícias ao Minuto

12:37 - 13/01/18 por Lusa

Cultura Livros

"Este romance é uma ficção baseada em factos históricos e dados reais, inspirado por depoimentos de sobreviventes do Holocausto", declarou à Lusa a escritora e jornalista brasileira Luize Valente.

O livro 'Sonata em Auschwitz' será publicado em Portugal pela editora Saída de Emergência e o lançamento está marcado para o próximo dia 24 de janeiro, na FNAC do Chiado.

Luize Valente referiu que teve um encontro especialmente marcante com a sobrevivente judia Maria Yefremov - que morreu com mais de 100 anos, em dezembro de 2017, no Rio de Janeiro - e desse encontro resultou o mote para o livro de ficção.

"Maria Yefremov teve um bebé em Auschwitz em 1944 e nunca soube o que aconteceu com ele. No romance, o destino será outro", disse Luize Valente, que fez uma profunda investigação histórica e esteve mesmo em Auschwitz, campo de extermínio da Alemanha nazi, construído durante ocupação alemã da Polónia, antes de escrever o romance.

A escritora salientou que no livro tentou mostrar, "sensorialmente", por tudo aquilo que os judeus passaram antes e durante a II Guerra Mundial.

"Em tempos extremos, reflete também sobre os erros que se repetem, os preconceitos que permanecem, as guerras que nunca acabam e os atos de resistência e a arte que sempre surgem em meio aos escombros", refletiu.

No livro 'Sonata em Auschwitz', um bebé nascido nos dormitórios do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau em outubro de 1944 e uma sonata composta por um jovem oficial alemão, na mesma data, também em Auschwitz, dão origem a duas histórias que se cruzam e se completam.

Décadas depois, Amália, portuguesa com ascendência alemã, começa a levantar o véu do passado nazi de sua família a partir da partitura de uma sonata que lhe é revelada pela sua bisavó.

A dúvida de que o avô, dado como morto antes do fim da Segunda Guerra, possa estar vivo no Rio de Janeiro, no Brasil, faz Amália atravessar o oceano e conhecer Adele e Enoch, dois judeus sobreviventes do Holocausto.

A ascensão nazi na Alemanha, culminando na fatídica 'Noite dos Cristais', a saga dos judeus húngaros da Transilvânia, os guetos na Hungria e Roménia, os comboios para Auschwitz, os mistérios acontecidos no campo de extermínio da Polónia e o pós-guerra, numa casa cheia de segredos num lago de Potsdam, oferece o caminho que Amália percorrerá para montar o quebra-cabeça familiar.

Luize Valente, que nasceu no Rio de Janeiro e possui ascendência portuguesa e alemã, é escritora, documentarista e jornalista, com mais de vinte e cinco anos de experiência em televisão, nomeadamente na rede Globo, Bandeirantes, GNT e GloboNews.

'Sonata em Auschwitz' é o terceiro romance da autora brasileira, tendo sido lançado no Brasil em 2017, pela editora Record.

Luize Valente é autora de diversas obras e documentários, entre os quais se destacam o livro em coautoria com Elaine Eiger, 'Israel: Rotas e Raízes' (1999), e os documentários 'Caminhos da Memória: a Trajetória dos Judeus em Portugal' (2002) e 'A Estrela Oculta do Sertão' (2005), que recebeu o prémio de melhor documentário no Festival Internacional de Cinema Judaico de São Paulo.

A partir de 2012, enveredou pela ficção, publicando na editora Record os romances históricos 'O Segredo do Oratório', em 2012, e 'Uma Praça em Antuérpia', em 2015, este último lançado em Portugal pela editora Saída de Emergência no mesmo ano.

Os direitos de adaptação para cinema e televisão dos dois primeiros romances da autora foram adquiridos pelos realizadores brasileiros Breno Silveira e Paula Fiuza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório