Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

PCP questiona governo sobre despedimento coletivo na Delphi no Seixal

Os deputados do PCP questionaram hoje o Governo sobre o despedimento coletivo de 83 trabalhadores da empresa Delphi, no Seixal, alegando que o objetivo é contratar funcionários "precários e com menos direitos".

PCP questiona governo sobre despedimento coletivo na Delphi no Seixal
Notícias ao Minuto

19:48 - 12/01/18 por Lusa

Política Deputados

"A administração da Delphi, localizada no concelho do Seixal, avançou com um processo de despedimento coletivo de 83 trabalhadores, quando mantém no exercício de funções muitos trabalhadores com vínculos precários, que suprem necessidades permanentes e que deviam ser integrados no quadro da empresa", refere o grupo parlamentar do PCP, em comunicado.

Segundo os deputados comunistas, a Delphi avança para um processo de despedimento coletivo "ao mesmo tempo que procede à contratação de trabalhadores com vínculos precários e com menos direitos".

"Este despedimento coletivo é feito num momento em que ocorre um processo de cisão-fusão entre a Delphi Automotive Systems Portugal, S.A. e a Delphi Powertrain Systems Portugal, Unipessoal, S.A.", frisa.

O PCP salienta que a empresa pretende "despedir os trabalhadores mais antigos na empresa, com mais direitos, para os substituir por trabalhadores com vínculos precários, com menos direitos e salários mais baixos".

Os deputados querem saber se o Governo tem conhecimento do processo de despedimento coletivo, qual o acompanhamento que tem feito da situação e já foi informado do processo.

Questionam ainda sobre eventuais medidas que pensam tomar para assegurar os direitos dos trabalhadores e os postos de trabalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório