Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Turismo do Porto e Norte dinamiza Paços de Ferreira com área de exposição

O Turismo do Porto e Norte vai avançar em Paços de Ferreira com um projeto de turismo de negócios, com uma área de exposição aberta todo o ano, a pensar nos visitantes que chegam ao Porto, anunciou aquela entidade.

Turismo do Porto e Norte dinamiza Paços de Ferreira com área de exposição
Notícias ao Minuto

23:00 - 12/01/18 por Lusa

Cultura Melchior Moreira

Melchior Moreira, presidente daquela entidade regional de turismo, que hoje visitou várias empresas de Paços de Ferreira, disse que o projeto, em fase final de estruturação, envolvendo também a autarquia local, comportará uma unidade de alojamento de charme, alocada à área de exposição.

A ideia, explicou, tem sido trabalhada nos últimos anos, envolvendo a Câmara de Paços de Ferreira.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, que estava acompanhado do presidente da câmara, Humberto Brito, e do presidente da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, Rui Carneiro, avançou que o projeto deverá ter investimento privado, mas também o apoio de fundos europeus, aos quais deverão ser apresentadas candidaturas.

Destacou também o caráter "inovador" da ideia e a importância de se potenciar, no plano turístico, de "forma segmentada e estruturada", a excelência da indústria de Paços de Ferreira, concelho do distrito do Porto onde existem algumas das melhores e mais avançadas empresas da Europa, dos setores do mobiliário e têxtil, "que muitos turistas gostarão de conhecer".

A ideia é que os turistas, quando chegam ao aeroporto do Porto, possam contactar com a existência em Paços de Ferreira de um produto de turismo industrial, capaz de proporcionar "uma experiência muito atrativa".

Quando o projeto estiver concretizado, prevê-se que os turistas sejam recebidos naquele concelho, numa grande área de exposição, onde conhecerão os produtos das diferentes empresas do concelho, que depois visitarão.

Poderão também instalar-se na unidade de alojamento que consta do projeto, cujo mobiliário deverá, reforçou, constituir também uma montra do que de melhor se produz no concelho.

Para o dirigente, o turismo industrial ou o turismo de negócios num concelho com as características de Paços de Ferreira é um "nicho" com um grande potencial e "sustentável" que pode e deve ser trabalhado, reforçando a atratividade do norte do país, com ganhos para a economia.

Melchior Moreira anunciou que o projeto deverá ser apresentado, já com contornos definitivos, durante o segundo trimestre deste ano.

Por seu turno, o presidente da câmara lembrou que Paços de Ferreira é o maior centro comercial de mobiliário da Europa e que ali operam cerca de 5.000 empresas.

Humberto Brito disse que a visita de Melchior Moreira, a convite da câmara, se enquadra na estratégia de promoção nacional e internacional do mobiliário de Paços de Ferreira.

Para o autarca, o concelho reúne características únicas para a implementação de um projeto de turismo de negócios, porque ali existem empresas que são referência em termos internacionais e que muita gente gostaria de conhecer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório