Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal e França querem aproveitar oportunidade para reformar zona euro

O ministro das Finanças e novo presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, e o ministro francês da Economia e das Finanças defenderam, hoje, em Paris, que é preciso aproveitar a "janela de oportunidade" para reformar a zona euro.

Portugal e França querem aproveitar oportunidade para reformar zona euro
Notícias ao Minuto

16:50 - 12/01/18 por Lusa

Economia Eurogrupo

As declarações foram feitas em conferência de imprensa, no ministério francês da Economia e das Finanças, depois da reunião de Mário Centeno com o seu homólogo Bruno Le Maire.

"Estamos agora num momento-chave na zona euro e temos uma oportunidade única nos próximos meses que não pode ser desperdiçada. A notícia que recebemos da Alemanha apenas reforça esta janela de oportunidade e tem de ser usada para reforçar o processo que temos de avançar nos próximos meses", afirmou Mário Centeno, em referência ao acordo de princípio para a formação de um novo governo na Alemanha.

O ministro francês da Economia e das Finanças disse que não duvida de que Mário Centeno "será um grande presidente do Eurogrupo" e considerou, também, que "o tempo urge" e "há uma janela de oportunidade única para avançar e progredir rapidamente nesta integração na zona euro".

Ambos afirmaram, ainda, que a História não será complacente se esta "janela de oportunidade não for aproveitada".

"Acima de tudo, precisamos de apresentar resultados. A minha leitura da atual situação na Europa é que a História não será meiga connosco se não usarmos esta oportunidade única para fazer a Europa progredir", afirmou, em inglês, Mário Centeno.

Retomando as palavras do seu homólogo, o ministro francês alertou para que "a Europa não deve esperar pela próxima crise" e insistiu: "Penso que a História nos julgará de forma muito severa se não formos capazes de avançar para uma União Económica e Monetária que se torne numa verdadeira potência económica".

Bruno Le Maire lembrou que "a França apoiou Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo" porque partilha "a mesma determinação em fazer avançar a reforma da zona euro para a transformar em profundidade".

"Estamos convencidos de que a zona euro está vocacionada para se tornar numa verdadeira potência económica, capaz de rivalizar com a China e com os Estados Unidos", declarou o ministro francês, argumentando que "todos os elementos são hoje favoráveis" para avançar para uma maior integração na zona euro, desde o crescimento forte na Europa, ao acordo de princípio alcançado pelo Governo alemão "que diz que a Alemanha quer reforçar a zona euro".

Mário Centeno declarou também "não ter dúvidas sobre o compromisso da França com o euro e a sua ambição para reformar a zona euro".

Ambos os ministros elencaram, ainda, as prioridades da reforma da zona euro, nomeadamente, a união bancária, a união do mercado de capitais e a convergência fiscal.

Hoje, Mário Centeno assumiu a liderança do Eurogrupo numa cerimónia de "passagem de testemunho", na embaixada de Portugal, em Paris, em que recebeu a pasta do holandês Jeroen Dijsselbloem.

Depois da cerimónia, em que Centeno disse querer "uma Europa mais robusta e mais resistente a crises" e que se está perante uma "janela de oportunidade para progredir na construção europeia", explicando, depois, aos jornalistas portugueses que isso se deve a uma dimensão política, nomeadamente ao "início de ciclos políticos muito relevantes em vários países da Europa" e às atuais "boas condições económicas" na Europa.

"A outra dimensão é a económica, pelas boas condições económicas que nós temos na Europa: crescimento económico acima de 1,5% para todos os países, uma posição orçamental equilibrada no conjunto da área com melhorias muito significativas também transversalmente a todos os países e com uma posição de poupança líquida e uma posição externa muito favorável para a Europa", explicou.

O novo presidente do Eurogrupo acrescentou que os "marcos muito importantes" que a zona euro tem pela frente passam pela conclusão da união bancária, da união do mercado de capitais e de "uma capacidade orçamental para a união que promova o investimento e que promova a estabilidade e que funcione como mecanismo de estabilização".

Na quinta-feira, o ministro português foi recebido pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, e depois deslocou-se ao palácio de Matignon para uma reunião com o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe.

No dia 22 de janeiro decorre a primeira reunião do Eurogrupo sob a presidência de Mário Centeno, em Bruxelas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório