Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Conceição despedido se falhar título? "Tinha de ser um descalabro total”

Antigo jogador comenta a atualidade desportiva e perspetiva o Clássico entre FC Porto e Sporting na Taça de Portugal.

Conceição despedido se falhar título? "Tinha de ser um descalabro total”
Notícias ao Minuto

09:21 - 12/01/18 por Andreia Brites Dias

Desporto Paulo Futre

Paulo Futre foi dos poucos jogadores portugueses que representou os três grandes. O antigo futebolista tem, por essa razão, conhecimento profundo sobre a realidade de FC Porto, Sporting e Benfica.

Em declarações ao Desporto ao Minuto, o antigo craque aborda o atual momento desportivo destes clubes, perspetivando, por exemplo, a possibilidade de Sérgio Conceição deixar o Dragão caso não vença, esta temporada, o campeonato.

Com os azuis e brancos ‘na mira’, Futre aborda ainda a relação estabelecida pelo novo técnico portista com alguns jogadores, lembrando que o aproveitamento que Sérgio Conceição fez dos recursos que tinha disponíveis foi “genial”.

Confira as declarações do antigo futebolista.

Clássico na Taça de Portugal

Em primeiro lugar, quero dizer que é uma vergonha uma meia-final da Taça de Portugal ter praticamente dois meses de intervalo. É uma loucura, não há palavras. Como é que a FPF, que faz coisas tão boas, como o VAR, comete estes erros.

Relativamente ao jogo, será uma eliminatória equilibrada. As duas equipas estão muito bem, mas vamos ver como vão estar em abril. São duas equipas muito fortes e que lutam por títulos. É difícil perceber como é que vão estar daqui a dois meses. Mas são destes jogos que o futebol português precisa. Temos dois Clássicos incríveis e isso é maravilhoso para os amantes de futebol.

Sérgio Conceição e a ‘nova’ relação com os jogadores

Genial. Se só puder descrever numa palavra digo que é genial, porque o FC Porto não contratou, conseguiu motivar e dar confiança aos seus jogadores. Recuperou o Marega e o Aboubakar, tal como o Ricardo Pereira, que é um jogador que pode estar no Mundial, sem qualquer dúvida. E isto é devido ao trabalho do Sérgio Conceição.

Tenho de destacar o que o Sérgio Conceição fez com o Besiktas, quando assumiu que era ele o culpado de terem jogado tão mal. Foi um Sérgio puro e duro.

Brahimi está um autêntico craque. Estamos a ver a melhor época do Brahimi em Portugal. Se compararmos o preço de mercado do ano passado para o dia de hoje… acho que é para 60 ou 70 milhões de euros.

Não acredito que algum deles saia [Marega, Aboubakar, Brahimi, Ricardo]. O FC Porto tem percentagem sobre alguns desses jogadores e não os pode vender. Ou as equipas vêm pela cláusula ou o FC Porto não os pode vender. Estão em todas as frentes.

No entanto, temos jogadores como Layún, que até fez um bom jogo, mas que são menos importantes. Poderá ser uma opção para sair, até porque tem mercado. As peças cruciais só saem pela cláusula.

Saída de Sérgio Conceição caso falhe o campeonato?

Pelo que o Sérgio tem feito, penso que não, mas os treinadores não desfazem a mala. Acho que não vai ser o caso, tinha de ser um descalabro total. Há dois anos Jorge Jesus fez um campeonato muito bom, não o ganhou e o JJ não deixa de ser o treinador que é. O FC Porto vai lutar até ao final e é líder. No jogo com o Liverpool, as possibilidades são 50-50, principalmente com a saída de Coutinho, tal como na Taça de Portugal, com o Sporting.

Crispação com o Benfica e o clima no futebol português

Vivemos um clima de terror. É um clima que não para. Faleceu um adepto há uns meses e está pior do que nunca. Quanto aos clubes e jogadores, até se podem conseguir isolar, mas é horrível para todos. Isto já bateu no fundo e espero que, agora, suba de outra forma.

Em Espanha foi preciso que morressem 11 pessoas desde os anos 80 até 2014 para isto acalmar. Penso que hoje, o futebol português está muito parecido ao futebol espanhol nos anos 80. Desejo que, daqui a uns anos, o futebol português esteja como o futebol espanhol actualmente, com paz.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório