Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

"Se pudesse, gostava de votar na simbiose entre Rio e Santana"

Reconhecendo que os debates entre os candidatos à liderança do PSD foram melhorando de qualidade até ao último, esta quinta-feira, ainda assim o fundador do Clube dos Pensadores considera ser "imprevisível" o que vai acontecer dia 13.

"Se pudesse, gostava de votar na simbiose entre Rio e Santana"
Notícias ao Minuto

19:54 - 11/01/18 por Ana Lemos

Política Joaquim Jorge

No dia em que terminou o ciclo de debates entre Pedro Santana Lopes e Rui Rio, rumo às eleições diretas do PSD, o fundador do Clube dos Pensadores (CdP), Joaquim Jorge, considera que tudo está em aberto, "tudo pode acontecer" no próximo sábado, dia 13.

"O prognóstico para sábado é imprevisível (...). A incógnita advém do pagamento de quotas de militantes à última hora, que pode ter alterado o rumo dos acontecimentos", refere, alertando "que o futuro líder do PSD vai ser eleito por um universo potencial de 70 mil militantes (que podem ou não ir votar) para no futuro dez milhões de portugueses escolherem se o querem ou não para primeiro-ministro".

Se Joaquim Jorge pudesse, "gostava de votar na simbiose dos dois", confessa, destacando "o pragmatismo de Rui Rio", e o "romantismo de Pedro Santana Lopes".

Em relação aos três debates que protagonizaram, o biólogo e fundador do CdP entende que foram melhorando de qualidade, tornam-se "mais serenos e equilibrados", o que, destaca, "permitiu alguns esclarecimentos e pontos de vista".

Face ao primeiro debate, realizado na RTP, Santana foi adotando até hoje, dia do terceiro e derradeiro frente a frente, uma atitude de maior "contenção", e Rio mostrou estar mais "prevenido".

"As hostes de Rui Rio podem respirar de alívio, podem estar mais descansadas, mas não podem sorrir", ao passo que Santana Lopes, que "não esteve tão convincente - nomeadamente no segundo debate ontem na TVI - continua a fazer sonhar as suas hostes", pelo que "está tudo em aberto para sábado", conclui Joaquim Jorge.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório