Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

João Paulo Esteves da Silva abre ciclo de piano na Casa Fernando Pessoa

O pianista e poeta João Paulo Esteves da Silva inaugura, no próximo dia 18, o novo ciclo na Casa Fernando Pessoa (CFP), em Lisboa, 'O piano no meio da sala'.

João Paulo Esteves da Silva abre ciclo de piano na Casa Fernando Pessoa
Notícias ao Minuto

16:43 - 11/01/18 por Lusa

Cultura Pianista

"O título escolhido, 'O piano no meio da sala' é literal, trazemos o nosso piano para o meio da sala e da conversa, num contacto próximo com o público que vê de perto as mãos do pianista e ouve o que sobre a sua relação com a música tem para contar", explicou à agência Lusa a diretora da CFP, Clara Riso.

A responsável adiantou à Lusa que os próximos concertos serão protagonizados, entre outros, por Daniel Schvetz, Paula Sousa, Mário Laginha e Pedro Burmester.

No ciclo de concertos de piano a Casa Fernando Pessoa procura "privilegiar a proximidade com o público, concertos informais, onde há lugar para música e também conversa", sublinhou.

"Para já, estão previstos concertos até junho. A programação do segundo semestre está dependente das obras que estão previstas para a implementação de uma nova museografia para a CFP", disse Clara Riso, referindo que "foram convidados pianistas do jazz e do clássico, alguns com muita experiência e outros com carreiras mais recentes".

"Pensamos em pianistas de diferentes perfis que, sobretudo, tenham gosto em tocar a solo numa sala pequena", disse.

Questionada pela Lusa sobre a opção pelos concertos de piano na programação da CFP, na rua Coelho da Rocha, Clara Riso afirmou: "Na continuação do programa que fazemos no verão com os músicos de jazz na esplanada, pensei fazer um programa de inverno, também de encontros informais".

"A nossa ideia é que haja, nestes concertos, proximidade entre pianistas e público. Os pianistas, além de tocarem as peças que entenderem escolher para este concerto, falarão com o público sobre essas escolhas e sobre a sua relação com a música".

Sobre o concerto inaugural, João Paulo Esteves da Silva adiantou à Lusa: "O piano estará no meio da sala e eu prometo tocar. Quanto ao 'quê' da música, será surpresa, em grande parte, espero. Isto porque vai tratar-se de improvisação, ou seja, de música que não existe antes da primeira nota ser tocada. Depois, também haverá tempo para conversa entre o público presente e o pianista acerca destes e doutros assuntos".

Músico, poeta e tradutor, Esteves da Silva nasceu em Lisboa, em 1961, editou já 17 álbuns em nome próprio - "Brightbird " é o mais recente -, e afirmou que "perdeu a conta" aos outros discos em que colaborou e aos espetáculos em que participou.

Publicou cinco livros de poemas e três de poemas traduzidos por si, tendo ainda traduzido onze peças de teatro.

Quanto à programação para este ano, Clara Riso disse que estão previstas "visitas mais acessíveis".

"Começámos no final do ano passado a fazer visitas com interpretação em língua gestual portuguesa, realizando a primeira já este mês, com áudio descrição".

As aulas de poesia mundial - "Barrento/Goethe", "Mega Ferreira/Dante" - contam com "a escolha dos poetas feita a partir da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa", pelos autores das "aulas", "e pensámos em quem poderia dar as aulas sobre eles", acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório