Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Exercício. Seis estratégias cientificamente provadas para estar motivado

Falta de vontade para sair do sofá e desânimo pelos resultados tardarem a aparecer? A ciência dá um empurrãozinho para se sentir mais motivado.

Exercício. Seis estratégias cientificamente provadas para estar motivado
Notícias ao Minuto

20:00 - 11/01/18 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Treinos

Ora faz frio, ora é cedo, ora está cansado, ora fartou-se de esperar pelos resultados. Não é preciso muito para que a motivação comece a cair a pique… mas também não é preciso muito para que regresse em força. Contudo, é preciso dar ouvidos à ciência.

De todas as estratégias possíveis e imaginárias, contam-se pelos dedos das mãos aquelas que são verdadeiramente eficazes na hora de manter a motivação no máximo dos máximos. O site da NBC News foi à procura das melhores e listou aquelas que são as seis estratégias cientificamente provadas para se manter motivado com a prática de exercício físico. Ei-las:

1 – Quebrar todas as regras de rigidez e rapidez. Já a sabedoria popular diz que depressa e bem há poucos quem, por isso, nada de querer tudo para ‘ontem’. Diz a ciência que a melhor forma de manter a motivação e de conseguir alcançar os objetivos traçados é com a paciência e com a aposta em treinos de intensidade gradual.

2 – Competitividade… mas q.b. Arranjar um parceiro de treino e métodos de desafio mútuos é uma das estratégias de motivação que a ciência já mostrou ser eficaz, sendo que a competitividade entre ambos deve ser saudável.

3 – Ter um compincha de treino. Se é bom ter um parceiro para desafios, é também bom ter um parceiro que estimule, que dê confiança e que faça a pessoa sentir-se numa comunidade de treino amigável.

4 – Não treinar pela aparência. Quando uma pessoa se foca num objetivo que tem a ver com a aparência (braços mais fortes, ombros mais largos, rabo mais tonificado, etc.) é grande a probabilidade de se fartar da repetição constante dos treinos, desmotivando-se num abrir e fechar de olhos não só pelos resultados tardarem a chegar, mas também pelo facto de o treino ser monótono.

5 – Inspirar-se (e inspirar) nas redes sociais. Partilhar os resultados dos treinos, interagir com outros atletas e participar em grupos digitais sobre exercício ajuda a manter a motivação, diz um estudo da Universidade de Pensilvânia (nos Estados Unidos) sobre a competitividade e apoio digital.

6 – Aderir às aplicações móveis. Os compromissos estabelecidos nas apps de treinos são meio caminho andado para a pessoa manter-se focada e motivada para atingir o objetivo a que se propôs. Além disso, algumas apps de treino funcionam em comunidade e estabelecem recompensas pelos objetivos alcançados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório