Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Plenário de sindicatos da CGTP aprova sexta-feira orientação para 2018

Os dirigentes e ativistas dos sindicatos da CGTP reúnem-se em Plenário Nacional na sexta-feira, em Lisboa, para aprovar as linhas de orientação da central para 2018, de forma a promover a valorização do trabalho e dos trabalhadores.

Plenário de sindicatos da CGTP aprova sexta-feira orientação para 2018
Notícias ao Minuto

13:10 - 11/01/18 por Lusa

Economia Reunião

"Estamos convencidos de que vamos ter um grande Plenário Nacional, no início deste ano, que vai ser muito exigente, e vamos aprovar as grandes linhas de ação da Intersindical, com vista à concretização do nosso objetivo de valorização do trabalho e dos trabalhadores", disse João Torres, da comissão executiva da CGTP, à agência Lusa.

O Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP, órgão mais importante entre congressos, vai contar com a participação de 750 dirigentes e delegados sindicais de todo o país, que irão discutir a concretização dos eixos prioritários de ação sindical em torno do que consideram ser os principais problemas dos trabalhadores.

"Vamos também decidir como fazer a mobilização geral em torno das grandes reivindicações dos trabalhadores, envolvendo os mobilizadores da CGTP, que são os dirigentes das suas estruturas sindicais e os respetivos delegados sindicais", disse João Torres, que é coordenador da União dos Sindicatos do Porto.

Segundo o sindicalista, o trabalho de mobilização é essencial para o desenvolvimento da política reivindicativa e da ação da Inter, nomeadamente em relação aos aumentos salariais e ao aumento das remunerações mais baixas das empresas para os 600 euros.

O combate ao desemprego e à precariedade, a promoção de emprego de qualidade, a dinamização da contratação coletiva, a revogação da caducidade e de outras matérias da legislação laboral consideradas gravosas para os trabalhadores e a melhoria dos serviços públicos serão outras das matérias em debate que vão protagonizar a ação sindical da CGTP ao longo do ano.

João Torres disse ainda à Lusa que será também aprovada uma linha de trabalho para a efetivação dos direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores e serão anunciadas as ações a desenvolver, nomeadamente nas empresas.

"Neste plenário também queremos que os sindicalistas falem dos resultados que têm sido conseguidos na sequência das lutas concretizadas", afirmou.

Os participantes no Plenário Nacional vão ainda discutir as "grandes ações nacionais, que requerem uma preparação com maior antecedência", como o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Dia Nacional da Juventude (28 de março) e o 1.º de Maio -- Dia Internacional do Trabalhador.

A intervenção de encerramento do encontro ficará a cargo do secretário-geral, Arménio Carlos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório