Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Lateral-direita: Do 'prisioneiro' Pereira a um lugar de dono incerto

Desde a saída de Nélson Semedo para o Barcelona o lado direito das águias tem sido um dos problemas por resolver no reino das águias.

Lateral-direita: Do 'prisioneiro' Pereira a um lugar de dono incerto
Notícias ao Minuto

08:02 - 11/01/18 por Andreia Brites Dias e Sérgio Abrantes

Desporto Análise

Se a subida de Nélson Semedo à equipa A permitiu a Rui Vitória contar com uma solução para o ano inteiro, após o 'abandonado de Maxi', a saída do internacional português para o Barcelona deixou um lugar por preencher.

Pedro Pereira foi contratado para ocupar a vaga deixada em aberto pelo jovem formado no Seixal, mas não vingou e está ‘arrumado’ na equipa B – soma um jogo pela formação principal e outro pela secundária.

O jogador teve, inclusivamente, durante o verão, uma proposta para sair. A Udinese, que tentava o regresso do ex-Sampdoria a Itália, esbarrou nas pretensões financeiras das águias. O clube transalpino oferecia cinco milhões, sabe o Desporto ao Minuto, mas Luís Filipe Vieira pretendia um encaixe superior, na ordem dos 10 milhões de euros.

O clube de Udine voltou atrás no seu interesse, mas nem por isso o jogador de 19 anos passou a ter mais oportunidades.

Com porta do mercado aberta, águia tem longo rol de interesses

Bruno Peres, Matteo Darmian, Moritz Bauer e Mukiele têm sido nomes apontados ao emblema da Luz. O brasileiro da AS Roma já foi apontado ao Sporting, mas a sua contratação nunca avançou. As águias surgiram pouco depois no horizonte do brasileiro de 27 anos, mas o negócio, até aqui, não tem avançado, sendo sabido que continua a ter mercado, até em grandes equipas.

Matteo Darmian, jogador do Manchester United, foi talvez dos nomes mais recentes a serem apontados, com alguma força, à Luz. O italiano de 28 anos não convenceu Mourinho, procura minutos de jogo, e uma chegada a Lisboa aconteceria com naturalidade. Porém, é um jogador com mercado, podendo os encarnados, com apenas uma competição para disputar, atrasar-se nesta corrida.

Moritz Bauer, jogador que também chegou a estar na lista de Vitória e Vieira, entretanto, já acertou transferência para o Stoke. O austríaco deixou para trás o Rubin Kazan e vai agora testar-se na Premier League. Seria um possível bom reforço, mas o clube lisboeta foi ultrapassado.

Nordi Mukiele foi mais um dos atletas apontados como possível solução para as águias. Porém, o jogador do Montpelier, com apenas 20 anos, é visto pelo clube francês como um dos melhores ativos do plantel, razão pela qual o preço pedido pelo passe do jogador foi elevado. Com uma política de contratações de ‘baixo custo’, sempre que possível, ou de aposta na prata da casa, as conversações entre os dois clubes nunca terão avançado no sentido de um desfecho positivo.

André Almeida: O lateral todo-terreno que é dono senhor da direita

O internacional português é uma espécie de ‘patinho feio’, mas revela-se sempre arma determinante para os treinadores que com ele contam.

Esta temporada, a título de exemplo, o polivalente lateral, que também pode fazer o corredor esquerdo, contabiliza 26 partidas, somando, ao todo, 2167 minutos de jogo - as águias somam 30 partidas esta época.

A estatística prova a dominância que o atleta tem. Douglas chegou do Barcelona, não convenceu e deverá ser devolvido, mas a verdade é que André Almeida tem assegurado bem o corredor direito, isto ao ponto de ter já realizado mais jogos que no ano anterior, quando contabilizou 25 jogos.

Quando chegou ao Benfica, em 2011, vindo do Belenenses, Almeida somou quatro partidas. No ano seguinte, após empréstimo ao U. Leiria, fez 34 encontros, somando, respetivamente, nos anos seguintes, 25, 31, 37 e 25 jogos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório