Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Estas dicas são pensadas em cinco tipos de almoços (e todas emagrecem)

É dos que almoça sempre fora ou nem tem tempo de se sentar para comer? Seja que caso for, há sempre maneira de comer de forma saudável.

Estas dicas são pensadas em cinco tipos de almoços (e todas emagrecem)
Notícias ao Minuto

08:00 - 14/01/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Almoço

Emagrecer, ou apenas comer melhor, é uma resolução de ano novo para muitos, mas que muitas vezes dura pouco pela falta de tempo ou pelas limitações que a rotina diária nos impõe

A provar que a falta de tempo é uma desculpa que colocamos pela facilidade que é comer "qualquer coisa", uma nutricionista partilhou no site Health.com dicas a ter em conta na hora de almoçar, para manter uma alimentação saudável e emagrecer ao mesmo tempo que garante a energia de que precisa para um dia de trabalho.

O caso mais comum, para os que desistem de comer de forma saudável, é a falta de tempo - tanto na hora de almoço como na impossibilidade de preparar os almoços com antecedência, que levam a que se almoce fora. Nestes casos, o importante é saber escolher: sushi nem sempre é a opção mais saudável (por ser maioritariamente feita com arroz branco e conter pouca proteína). Em vez disso, num restaurante japonês, opte por uma salada com sashimi, abacate e uma taça de arroz. Se for a um mexicano, escolha uma salada simples e junte feijão preto ou carne com guacamole. Nada de fritos!

Em vez de ir a um restaurante, é muito frequente ir a pastelarias ou snack bars, o que muitas vezes se resume a sandes ou salgados que acabam com as dietas. Para ser fiel à resolução de ano novo, substitua a comida plástica por comida mais equilibrada que também encontre em snack bars. Uma salada simples e um ovo cozido fará toda a diferença na sua alimentação, sem ter de procurar outros sítios para almoçar. E se o seu mal for não conseguir largar este tipo de comida, grão de bico crocante no forno é uma opção a explorar.

Restaurantes à parte, são muitos os que preferem trazer o almoço de casa. Aos que adoram a facilidade de aproveitar os restos do jantar anterior, a nutricionista aponta o pouco trabalho que tem de ter para adaptar o jantar ao almoço do dia seguinte: basta juntar duas porções de legumes ou vegetais cozidos à proteína, que tanto pode ser carne, peixe ou leguminosas, e uma porção de hidratos de carbono. Para que não se farte de repetir refeições, mude o tempero ao juntar especiarias ou ervas aromáticas.

Se não restou nada do jantar, mas mesmo assim quer levar almoço de casa, um refogado de legumes no wok nunca falha  e tem pouca gordura. Comece por refogar meia cebola, junte uma porção de brócolos, meia de pimentos picados e meia de couve roxa. Tempere com alho e gengibre e misture tudo. A acompanhar os legumes, junte um peito de frango grelhado, uma porção de feijão ou outra proteína e outra porção de hidrato de carbono complexo - arroz integral é uma opção. Por fim, e depois de empratar tudo na marmita, ornamente o prato com lascas de amêndoa, que os olhos também comem.

Os pratos bonitos - dignos de foto de Instagram - são, segundo a nutricionista, uma forma de manter a alimentação saudável e sentir-se mais satisfeito com o que come diariamente. Uma ideia que levou à tendência das saladas em frascos, que se compõem em camadas de folhas verdes como alface, espinafres ou rúcula, alternadas com tomate, cenoura ou pimentos e a proteína que pode ser salmão ou lentilhas, por exemplo. Na hora de comer, é só abrir o frasco e juntar um molho de tahini ou sumo de limão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório