Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Pescador desaparecido em Cascais morreu. Corpo só será resgatado amanhã

Confirmado o óbito do homem que caiu ao mar no Guincho, em Cascais. Tinha 56 anos de idade e estava a pescar, acompanhado de um sobrinho.

Pescador desaparecido em Cascais morreu. Corpo só será resgatado amanhã
Notícias ao Minuto

19:00 - 06/01/18 por Anabela de Sousa Dantas

País Cascais

O homem que caiu ao mar de forma acidental, este sábado à tarde, em Cascais, não sobreviveu. O óbito foi confirmado pelo salva-vidas no local, embora não tenha sido possível recuperar o corpo, por estar numa "zona rochosa de grande rebentação", segundo confirmou ao Notícias ao Minuto o porta-voz da Autoridade Nacional Marítima.

A vítima, um pescador recreativo natural de Cascais, estava a iniciar a atividade de pesca acompanhado de um sobrinho, num penhasco, junto ao restaurante Furnas do Guincho, quando caiu ao mar, acrescentou o comandante Pedro Coelho Dias. Foi o sobrinho que deu o alerta.

O responsável sublinhou, ainda, que esteve empenhado no resgate um helicóptero mas sem resultados, uma vez que a zona de escarpe impedia o resgate em segurança.

A Autoridade Marítima Nacional, apoiada pelo Capitão do Porto de Cascais, permanecerá no local, com holofotes, na zona de enseada, para tentar localizar o corpo, que entretanto se perdeu de vista devido "à violência do mar". De manhã, serão empenhados dois barcos salva-vidas para trabalhar na recuperação do cadáver.

O comandante Pedro Coelho Dias voltou a alertar, ao Notícias ao Minuto, as recomendações das autoridades marítimas para a pesca lúdica em zonas de arribas e penhascos nesta altura do ano, existindo recomendações específicas para que se evitem estas zonas (podem ser consultadas na página oficial da AMN).

A Autoridade Marítima recomendou à população, na semana passada, que "durante toda a semana se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias e de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório