Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Embaixador na Venezuela 'persona non grata'? Brasil promete retaliar

O Governo brasileiro indicou hoje que, a confirmar-se a decisão de declarar o embaixador daquele país na Venezuela, Ruy Pereira, como 'non grato' (indesejado), irá aplicar "medidas recíprocas", criticando o "caráter autoritário" do executivo de Nicolás Maduro.

Embaixador na Venezuela 'persona non grata'? Brasil promete retaliar
Notícias ao Minuto

22:43 - 23/12/17 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Caso se confirme, essa decisão demonstra, uma vez mais, o caráter autoritário da governação de Nicolás Maduro e a sua falta de disponibilidade para qualquer tipo de diálogo", disse em comunicado o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

A tutela do Governo de Michel Temer informou, na mesma nota, que "teve conhecimento" da decisão da presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Delcy Rodríguez, de que este órgão "tinha decidido declarar o embaixador do Brasil em Caracas [capital de Venezuela] como 'persona non grata'".

Caso isso aconteça, "o Brasil aplicará as devidas medidas recíprocas", adianta o Ministério das Relações Exteriores.

O Governo brasileiro tem feito críticas públicas à gestão de Nicolás Maduro já que além de discordar das ações tomadas pelo líder venezuelano enfrenta dificuldades para acolher milhares de venezuelanos que desse o ano passado fogem da fome e se refugiam nos Estados brasileiros do Acre e Amazonas, localizados perto da fronteira com a Venezuela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório