Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Croissants à venda com substâncias perigosas para alérgicos, alerta DECO

Defesa do Consumidor publicou esta quinta-feira um aviso aos consumidores de croissants, por causa dos ingredientes utilizados.

Croissants à venda com substâncias perigosas para alérgicos, alerta DECO
Notícias ao Minuto

20:54 - 21/12/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Alimentação

A Defesa do Consumidor (DECO) emitiu um comunicado através da sua página oficial onde alerta os consumidores para a presença de avelã nos croissants vendidos em pastelarias e supermercados. A avelã é um dos frutos secos suscetíveis de causar alergias.

A DECO indicou que enviou um cliente mistério “numa ronda por 33 pastelarias e nove supermercados da região da Grande Lisboa”. O cliente pedia um croissant com chocolate mas com a ressalva de que era alérgico à avelã.

“Em 23 locais não venderam o croissant, ou por estarem cientes de que continha avelã ou por terem dúvidas. Agiram corretamente. Mas em 19 estabelecimentos afirmaram que a avelã não fazia parte dos ingredientes. Só que em 16 havia mesmo avelã, tal como provámos através de análises laboratoriais”, explica o comunicado.

A Defesa do Consumidor sublinha que, nos croissants onde havia avelã, “a quantidade encontrada era suficiente para causar uma reação alérgica”.

“O que exigimos é a correta informação ao público e que as alergias sejam encaradas com seriedade”, indica a associação, que critica a “falta de formação dos funcionários” por não conhecerem a composição daquilo que vendem.

A DECO recorda que a legislação estipula que “os fabricantes e os estabelecimentos onde se preparam géneros alimentícios prontos para consumo” devem “informar sobre os ingredientes alergénicos nos alimentos pré-embalados, mas também nos restantes”.

A associação sublinha que já deu conhecimento da sua investigação à ASAE, quem pede para “apertar a fiscalização”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório