Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bruno Fernandes: O diamante 'em bruto' polido pela mão de Jesus

Desde que chegou ao Sporting, Bruno Fernandes tem sido indispensável para Jorge Jesus, tendo sido utilizado em 23 dos 26 jogos já disputados pelos leões.

Bruno Fernandes: O diamante 'em bruto' polido pela mão de Jesus
Notícias ao Minuto

08:01 - 16/12/17 por Andreia Brites Dias

Desporto Análise

No último verão, após um entendimento com a Sampdoria, Bruno Fernandes chegou a Alvalade. Com um percurso curioso em Itália, as expetativas cresciam em torno do jovem que, à data, tinha apenas 22 anos. Expetativas essas que foram não só correspondidas, como ultrapassadas.

Sucesso a 2500 km de distância 

Mas comecemos pelo princípio da carreira de Bruno Fernandes. Natural da Maia, foi no Infesta (2002/03), Boavista (2003/05 e 2010/11) e Pasteleira (2005/10) que deu os primeiros passos no futebol. 

Com a formação praticamente fechada, começou a despertar atenções em Itália e, na época 2012/13, foi contratado pelo Novara. 

Numa temporada, o português apontou quatro golos em 23 partidas e, no ano seguinte, estava a representar a Udinese, clube onde permaneceu durante três épocas. 

Mas este era ainda o início de percurso para Bruno Fernandes... que continuava a encantar Itália. Em 2016, mudou a morada dentro da 'Bota da Europa' e passou a vestir a camisola da Sampdoria. Orientado por Marco Giampolo, fez 1843 minutos distribuídos por 35 jogos, com cinco golos marcados.

O regresso anunciado 

O regresso a Portugal e o contrato com os leões foi um 'salto' na carreira do jogador. Com um 'meteórico' arranque nas competições portuguesas, o jovem jogador fez não só disparar os números como as 'bombas' para as balizas adversárias. 

Não há quem se esqueça dos seus primeiros 'golaços', do meio da rua, como o 2-0 diante do Tondela, para a sexta jornada do campeonato nacional. Em 23 jogos pelos leões, o atleta já soma 1781 minutos e sete golos - um registo muito próximo daquele que fez na Sampdoria, em 35 partidas. 

Sob o comando de Jorge Jesus, Bruno Fernandes tem estado 'dividido' entre duas posições: mais recuado, no meio-campo, à frente de William Carvalho; ou atrás do ponta-de-lança, neste caso Bas Dost. Nas duas posições, o rendimento do jovem de 23 anos tem sido 'exemplar'. No entanto, é de referir que, atrás do avançado holandês, consegue ser mais eficaz e desequilibrador.  

Este é o melhor registo da sua carreira e os números justificam a atenção dispensada ao 'maestro em ascensão', como era conhecido em Itália, tendo inclusivamente motivado a chamada de Fernando Santos à seleção nacional. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório