Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

NASA: O nosso Sistema Solar não é o único com oito planetas

Descoberta foi feita com recurso a tecnologia de ‘machine learning’ da Google.

NASA: O nosso Sistema Solar não é o único com oito planetas
Notícias ao Minuto

18:19 - 14/12/17 por Miguel Patinha Dias

Tech Kepler

Conforme prometido, a NASA transmitiu hoje uma conferência especial onde desvendou que o Telescópio Espacial Kepler descobriu o oitavo planeta no sistema Kepler-90, estrela semelhante ao nosso Sol a 2,545 anos-luz da Terra.

Como se pode ler no site da NASA, a descoberta faz com que este sistema fique empatado com o nosso Sistema Solar no que diz respeito a número de planetas, dados que a agência espacial já possuía mas ainda não conseguia identificar.

Para isso, a NASA contou com a ajuda da Google e da sua tecnologia de ‘machine learning’, tendo conseguido identificar sinais da existência deste oitavo planeta – o Kepler-90i – o que leva a NASA a apontar para casos semelhantes em outros sistemas. A agência aeronáutica coloca ainda a hipótese deste não ser o último planeta a ser descoberto no sistema Kepler-90.

“Tal como esperávamos, há descobertas entusiasmantes escondidas nos nossos dados do Kepler, à espera da ferramenta ou tecnologia certas para as desvendar. Estas descobertas mortam que os nossos dados serão um autêntico baú de tesouros disponível para investigadores inovadores durante os próximos anos”, pode ler-se no comentário do diretor da Divisão de Astrofísica da NASA, Paul Hertz.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório