Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Walt Disney compra parte da 21st Century Fox por 44 mil milhões de euros

Negócio foi fechado esta quinta-feira.

Walt Disney compra parte da 21st Century Fox por 44 mil milhões de euros
Notícias ao Minuto

12:31 - 14/12/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Comunicado

A Walt Disney anunciou esta quinta-feira, em comunicado, a compra de parte da 21st Century Fox por 44 mil milhões de euros.

O negócio inclui os 39% que a Fox detinha na Sky, bem como o estúdio de filmes da 20st Century Fox.

“A aquisição desta coleção estelar de negócios da 21st Century Fox reflete o aumento da exigência do consumidor por uma rica diversidade de experiências de entretenimento que sejam mais atraentes, acessíveis e convenientes de uma forma que nunca foram”, afirmou Robert A. Iger, CEO da Walt Disney.

Assim sendo, por exemplo, os famosos 'X-Men', 'Avatar', 'The Simpsons', a Fx Networks ou a National Geographic juntam-se ao portfólio da Disney 

"Antes da aquisição, a 21st Century Fox vai separar, numa nova empresa cotada, a rede Fox Broadcasting e suas estações, o canal Fox News, Fox Business Network, FS1, FS2 e Big Ten Network", pode ler-se no documento, o que significa que os canais televisivos de informação do grupo vão continuar na posse dos atuais proprietários.

No mesmo comunicado, o presidente executivo da Disney, Robert Iger, que vai permanecer no cargo até 2021, mostrou-se "honrado e grato" por Rupert Murdoch, fundador da News Corp, ter confiado à sua empresa o futuro de negócios "que lhe demoraram uma vida a construir".

"Este acordo vai aumentar substancialmente o nosso alcance internacional, permitindo que ofereçamos histórias de categoria mundial e plataformas de distribuição inovadoras a mais consumidores em mercados-chave pelo mundo", afirmou Iger.

Por seu lado, Rupert Murdoch, citado pelo Financial Times, disse estar convicto de que a fusão, sob Iger, resultará numa "das maiores empresas do mundo". O negócio representa a saída de Murdoch da área do cinema, onde entrou há mais de três décadas, quando comprou a 20th Century Fox, em 1985.

Em título, o Washington Post escreve que é uma "megafusão que vai abanar o mundo do entretenimento e dos media".

Segundo a BBC, os ativos restantes do negócio, como a Fox News e a Fox Sports, devem ser integrados numa nova empresa. 

Este acordo termina com mais de 50 anos de expansão de Robert Murdoch, de 86 anos. O negócio está ainda sujeito a aprovação pelos reguladores norte-americanos.

[Atualizado às 13h31]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório