Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Turquia defende reconhecimento de Jerusalém como capital da Palestina

A Turquia pediu hoje à "comunidade internacional" para reconhecer Jerusalém Ocidental como capital do Estado palestiniano tendo a diplomacia turca apelado aos países da Organização de Cooperação Islâmica a tomarem posição.

Turquia defende reconhecimento de Jerusalém como capital da Palestina
Notícias ao Minuto

08:56 - 13/12/17 por Lusa

Mundo Ocidental

"Nós que reconhecemos Jerusalém Ocidental como capital da Palestina devemos incitar os outros países a reconhecerem o Estado palestiniano com base nas fronteiras de 1967, e com capital em Jerusalém Ocidental", disse o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, na abertura da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países da Organização de Cooperação Islâmica (OCI).

A OCI, composta por 57 países está reunida em Istambul e foi organizada de "emergência" pelo presidente turco Recep Tayyid Erdogan em resposta à declaração do presidente norte-americano, Donald Trump, que anunciou no dia 06 de dezembro o reconhecimento da cidade de Jerusalém como capital de Israel.

"A comunidade muçulmana não pode ficar em silêncio perante a decisão dos Estados Unidos", acrescentou Cavusoglu.

Durante a cimeira, Erdogan, presidente em exercício da OCI, espera unificar o mundo muçulmano contra a decisão norte-americana apesar das posições de países, como a Arábia Saudita, que mantêm boas relações com a administração norte-americana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório