Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Prótese robótica permite a músico voltar a tocar piano

Jason Barnes perdeu parte do braço há cinco anos quando foi eletrocutado enquanto limpava o ventilador do restaurante em que trabalhava.

Um grupo de investigadores do Georgia Institute of Technology criou um tipo de prótese que permite mexer individualmente cada dedo de uma mão artificial, enviando os estímulos originados pelos músculos do braço.

É esta prótese que pode ver em ação no vídeo acima e a ser utilizada por Jason Barnes, um aspirante a músico que há cinco anos atrás ficou sem parte do braço direito depois de ser eletrocutado por um cabo de alta tensão enquanto reparava um ventilador do restaurante em que trabalhava. Barnes continuou a tocar música, dedicando à bateria por via de próteses que lhe permitiam segurar nas baquetas.

Conta o Science Alert que foi a partir destas primeiras próteses que surgiu a que pode ver acima, com sensores capazes de aplicar aos dedos artificiais os estímulos produzidos pelos músculos presentes no que resta do braço de Barnes. A equipa tem agora esperança de vir a aplicar a tecnologia a outras áreas que não a música.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório