Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Lactalis: Portugal não tem leite suspeito de contaminação com salmonela

A direção de comunicação do grupo Lactalis disse hoje à Lusa que Portugal não está na lista dos países em que foram comercializados pacotes de leite infantil em pó suspeitos de contaminação com a bactéria salmonela.

Lactalis: Portugal não tem leite suspeito de contaminação com salmonela
Notícias ao Minuto

18:08 - 11/12/17 por Lusa

País Lista

"Portugal não foi afetado porque os pacotes em causa não são comercializados em Portugal", disse à Lusa uma das responsáveis francesas da direção de comunicação do grupo Lactalis.

Este domingo, a empresa decidiu proceder a uma nova retirada de pacotes de leite para bebé em França, depois de ter sido feita uma primeira retirada a 2 de dezembro, por receios de contaminação com a bactéria salmonela.

Em causa, estão várias referências das marcas de leite em pó Milumel e Picot.

Segundo a agência Associated Press (AP), a empresa, uma das maiores do mundo neste segmento, disse ter sido avisada pelas autoridades de saúde em França de que 21 crianças tinham ficado doentes desde o dia 01 de dezembro.

A agência France Presse (AFP) noticia, por sua vez, que o governo francês anunciou no domingo a retirada massiva de leites infantis fabricados pelo grupo Lactalis, destinados a França e a mercados estrangeiros, devido a um risco de contaminação por salmonela.

De acordo com a lista publicada pelas autoridades francesas, a recolha afeta consumidores em vários países, incluindo o Reino Unido, Grécia, Marrocos, África do Sul, Peru, Colômbia, Paquistão, Bangladesh e China. Os Estados Unidos, o maior mercado da Lactalis, não são afetados, segundo a AP.

Estão também incluídos Argélia, Taiwan, Roménia e Geórgia, acrescenta a AFP.

O porta-voz da companhia Michel Nalet disse hoje à AP que a recolha "preventiva" recai sobre milhões de produtos feitos desde meados de fevereiro.

A retirada "abrange cerca de 7.000 toneladas de produtos fabricados" e potencialmente contaminados, afirmou a mesma fonte à AFP.

A bactéria salmonela causam intoxicações alimentares, além de gastroenterite benigna e outras infeções mais graves.

São particularmente perigosas em crianças pequenas, pessoas idosas ou com sistema imunitário débil.

A agência espanhola Efe noticiou, entretanto, que a Lactalis Nutricion Iberia retirou do mercado espanhol 28 lotes das suas formulas de leite em pó para lactantes dos seus produtos Damira (13) Sanutri (11) e Puleva (4), como medida de "precaução", face ao surgimento de vários casos de salmonela em França.

Em comunicado, a empresa sublinhou que em Espanha a Lactalis Nutricion Iberia não teve conhecimento de qualquer caso associado a estes lotes e que todas as análises realizadas até ao momento aos produtos comercializados no país "foram sempre negativas".

Apesar dos resultados, a empresa tomou a decisão por "precaução", uma vez que os lotes assinalados foram fabricados "na mesma linha de produção que os das marcas francesas afetadas".

As autoridades portuguesas ainda não se pronunciaram, o mesmo se passando com representação da empresa em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório