Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Cientistas podem ter encontrado o segredo para a pele jovem

Afinal, é tudo uma questão de genética.

Cientistas podem ter encontrado o segredo para a pele jovem
Notícias ao Minuto

08:30 - 13/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Um recente estudo publicado na revista científica Journal of the American Academy of Dermatology e levado a cabo pelo Beth Israel Deaconess Medical Center, nos Estados Unidos, revela que o segredo para uma pele mais jovem pode estar apenas dependente da genética, ou melhor, da expressão de determinados genes.

De acordo com a investigação, as expressões genéticas variam consoante a idade, o stress oxidativo e ainda o processo natural de morte celular.

Na prática, destaca o Medical News Today, quanto mais favorável for a expressão genética - isto é, quanto maior for a capacidade do ADN se reparar, de responder à divisão celular e ainda ao stress oxidativo - mais jovem é a aparência da mulher, independentemente da sua idade. Mas não só: a melhor expressão genética foi ainda associada a uma melhor capacidade de promover colagénio e elastina, dois fatores determinantes para a boa saúde cutânea.

"Uma pele que parece mais jovem comporta-se, na verdade, como uma pele jovem", destaca Alexa Kimball, uma das mentoras do estudo, explicando que as mulheres mais velhas com uma pele jovem beneficiam da "imitação da biologia de uma pele mais jovem".

Para o estudo, conta o site, foram analisadas 158 mulheres com idades entre os 20 e os 74 anos, sendo que cada participante teve de dar amostra de saliva e biópsias de várias partes da pele que estejam frequentemente expostas ao sol.

A exposição solar, conta o site, também tem um papel determinante no envelhecimento da pele, uma vez que pode afetar a expressão genética.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório