Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Perólas prateadas. São ou não perigosas quando ingeridas?

No estado norte-americano da Califórnia, por exemplo, a vendas destas drageias é proibida. Nos outros estados só pode ser vendida como decoração.

Perólas prateadas. São ou não perigosas quando ingeridas?
Notícias ao Minuto

21:35 - 10/12/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dúvida

As pérolas prateadas são um ornamento alimentar que, com certeza, já viu em bolos de casamento, em bolachas decoradas ou em cupcakes. São feitas de açúcar endurecido e envoltas num corante metálico à base de sais de prata.

É precisamente este corante metálico, denominado E174, que causa alguma discórdia. Os sais de prata são tóxicos para as bactérias e outras formas simples de seres vivos, no caso dos seres humanos, a exposição prolongada a este elemento pode causar uma condição chamada argíria, uma coloração cinzenta-azulada da pele, que, embora permanente, não é considerada perigosa.

No entanto, para que esta condição se manifeste seria necessária a ingestão de copiosas quantidades de prata.

De acordo com um artigo do Huffington Post, o ser humano é exposto a níveis residuais de prata diariamente, vestígios que desaparecem do corpo no espaço de uma semana. Não há, também, registos de casos de cancro que possam ter sido causados por este elemento.

Ainda assim, a Food and Drug Administration (FDA), agência federal norte-americana da alimentação e dos medicamentos, não aconselha a ingestão destas drageias prateadas, obrigando a que o produto seja denominado como não comestível.

Assim sendo, as perólas de prata podem estar à venda desde que estejam marcadas como produto “apenas para decoração”. O estado da Califórnia é o único onde a sua venda é proibida, por causa de um processo aberto em 2003 contra vários estabelecimentos que comercializavam este produto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório