Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Uma iogurteira produzida com cortiça? Sim, e sob o 'chapéu' da Amorim

O produto inovador foi idealizado pela PrimaLynx – Sustainable Solutions, Lda –, uma nova startup lançada pela incubadora da Corticeira Amorim.

Uma iogurteira produzida com cortiça? Sim, e sob o 'chapéu' da Amorim
Notícias ao Minuto

07:12 - 08/12/17 por Filipa Matias Pereira

Economia Inovação

Uma iogurteira ecológica multifunções? A ideia é inovadora e foi concretizada pela PrimaLynx – Sustainable Solutions, Lda –, uma nova startup lançada pela incubadora da Corticeira Amorim.

O YogurtNest, assim se chama este projeto, é produzido em Portugal com materiais sustentáveis, como a cortiça e o algodão. “Com o YogurtNest, milhares de embalagens de plástico serão poupadas e fazer iogurte - com leite, leite sem lactose ou bebidas vegetais - torna-se uma tarefa rápida, tendo associada uma poupança significativa, face às iogurteiras convencionais”, refere o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto.

A principal preocupação de Miguel Leal, fundador da PrimaLynx, no desenvolvimento do YogurtNest foi “conceber uma iogurteira que tornasse o iogurte mais acessível e cujo funcionamento não tivesse um impacto negativo no meio ambiente”. E, acrescenta, “a cortiça foi o material que nos permitiu cumprir, com sucesso, todos estes requisitos”.

Por sua vez, Paulo Bessa, diretor-geral da Amorim Cork Ventures, acredita que a “YogurtNest é um produto verdadeiramente interessante, que evidencia as inúmeras vantagens associadas à utilização da cortiça, sendo de realçar o seu contributo para a denominada economia de baixo carbono e economia circular, a par da promoção de uma alimentação saudável”.

Na prática, o YogurtNest permite preparar iogurtes em apenas seis horas, sem dependência de eletricidade. Refere o comunicado que, considerando um agregado familiar de quatro pessoas, “estima-se que se possa evitar a produção de 2000 embalagens de 125 ml durante um ano, com uma poupança associada de 300 euros”.

Trata-se de uma ferramenta multifunções, já que este novo equipamento pode, igualmente, ser usado como estufa 'slow cooker', permitindo cozinhar arroz, massas, sopas e estufados. Além disso, como a cortiça é a principal matéria-prima, há a possibilidade de “usar a iogurteira como mala térmica, uma vez que a cortiça é um ótimo aliado na conservação das temperaturas”.

A aquisição do YogurtNest pode ser feita no website da marca e em inúmeras lojas multimarca de produtos naturais, que estão espalhadas pelo país. O preço recomendado é de 35 euros para a versão 'large' e 33,50 euros para a versão 'baby'.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório