Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tsipras recusa pedido de Erdogan para rever tratado de 1923

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, recusou hoje a proposta do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de rever o Tratado de Lausanne, de 1923, que define nomeadamente a fronteira entre os dois países e os direitos das minorias.

Tsipras recusa pedido de Erdogan para rever tratado de 1923
Notícias ao Minuto

16:27 - 07/12/17 por Lusa

Mundo Primeiro-ministro

"Vivemos um período crítico na região, um período de tensão nas relações bilaterais, um período crítico no Médio Oriente. Penso que devemos multiplicar os canais de comunicação e isso só pode ser feito com base no respeito mútuo e no respeito do direito internacional e do Tratado de Lausanne", disse Tsipras após um encontro em Atenas com Erdogan.

O presidente da Turquia repetiu no encontro que manteve com o primeiro-ministro da Grécia a intenção de rever aspetos do tratado, o que já tinha feito horas antes, quando foi recebido pelo homólogo grego, Prokopis Pavlopoulos, que também recusou uma revisão ou atualização do tratado.

Erdogan referiu-se nomeadamente ao estatuto do Mar Egeu e à minoria muçulmana da Trácia Ocidental (nordeste da Grécia), que para Atenas é uma minoria religiosa e para Ancara uma minoria turca, criticando a situação economicamente mais frágil dessa população em relação ao resto do país e a interferência do Estado grego na designação do seu 'mufti'.

Na reunião com Tsipras foram abordadas outras questões de litígio como as violações do espaço aéreo grego por caças turcos e o processo de paz em Chipre, num impasse desde julho, ou os militares turcos refugiados na Grécia que Ancara acusa de participação no golpe falhado de julho de 2016.

Recep Tayyip Erdogan iniciou hoje uma visita oficial de dois dias à Grécia, a primeira de um presidente turco a Atenas em 65 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório