Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

António Costa eleito uma das personalidades mais influentes da Europa

Jornal Politico elege primeiro-ministro português como a nona personalidade mais influente da Europa.

António Costa eleito uma das personalidades mais influentes da Europa
Notícias ao Minuto

14:35 - 07/12/17 por Goreti Pera

Política Político

O primeiro-ministro português foi escolhido pelo jornal Politico como uma das 28 personalidades mais influentes da Europa. António Costa surge na 9.ª posição e é descrito como “o esquerdista bem sucedido”.

A lista é encabeçada pelo alemão Christian Lindner, “o radical”, a que se segue o britânico Michael Gove, “o verdadeiro crente”, e a francesa Muriel Pénicaud, “o punho de ferro de Macron”. Do top 10 fazem ainda parte Mark Rutte (Holanda), Laura Boldrini (Itália), Anuska Delic (Eslovénia), Jyrki Katainen (Finlândia), Galina Timchenko (Rússia) e Guy Verhofstadt (Bélgica).

“António Costa é uma coisa rara na Europa: um socialista bem sucedido”, escreve o Politico, que dá destaque à vitória do PS nas últimas eleições legislativas, aos resultados económicos e aos três orçamentos aprovados nesta legislatura.

Ainda que admitindo que a sua “popularidade foi abalada pelos incêndios mortais”, diz o Politico que António Costa conseguiu “apresentar-se como um campeão da mudança” e foi “capaz de virar a página da austeridade”.

O jornal cita ainda André Azevedo Alves, da Universidade Católica de Lisboa e da Universidade St. Mary's, em Londres, para dizer que “se há algo em que todos os comentadores concordam é na habilidade política de António Costa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório