Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Governo português "vê com muita preocupação" decisão de Trump

O Ministério dos Negócios Estrangeiros faz saber ainda que não deslocalizará a representação diplomática de Portugal.

Governo português "vê com muita preocupação" decisão de Trump
Notícias ao Minuto

15:09 - 07/12/17 por Patrícia Martins Carvalho

Política Santos Silva

A decisão de Donald Trump, de reconhecer unilateralmente Jerusalém como a capital da Israel, está a dar que falar. Não só a comunidade internacional se mostrou contra esta atitude, como já se registaram confrontos e manifestações na Cisjordânia e na Faixa de Gaza contra o estatuto dado à Cidade Santa.

Por cá, o Parlamento já condenou a decisão do Presidente norte-americano com votos de todos os partidos e o ministro dos Negócios Estrangeiros também já deu a conhecer a sua posição específica face ao tema.

Numa nota enviada às redações, Augusto Santos Silva afirma que o Governo “vê com muita preocupação a decisão tomada pelos EUA de transferir para Jerusalém a sua embaixada em Israel” e, garante, Portugal “manterá a sua representação diplomática em Telavive em conformidade com o princípio consagrado em resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.

Estas resoluções, recorde-se, determinam que o “estatuto de Jerusalém deve ser definido entre israelitas e palestinianos”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros sublinha ainda que Portugal é “defensor da solução dos dois Estados, baseada na coexistência pacífica, lado a lado, de Israel e da Palestina”.

Esta é a única solução possível para a questão israelo-palestiniana”, termina o ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório