Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Inscrição de 'Bonecos de Estremoz' realça importância do património

A Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (APSPCI) disse hoje que a classificação do "figurado de Estremoz" realça a necessidade de aquele património ser salvaguardado e valorizado, da mesma forma que o arquitetónico e arqueológico.

Inscrição de 'Bonecos de Estremoz' realça importância do património
Notícias ao Minuto

14:25 - 07/12/17 por Lusa

País Associação

Em comunicado enviado à agência Lusa, a APSPCI "saúda vivamente" a decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O "barro figurado" de Estremoz é o primeiro do mundo a ser distinguido como Património Imaterial Cultural da Humanidade pela UNESCO, realça APSPCI, considerando que "constitui um novo exemplo da relevância que o Património Cultural Imaterial assume no país, apesar de, infelizmente, este ainda aqui ser pouco reconhecido e salvaguardado".

A associação, presidida pelo antropólogo Luís Marques, salienta que são "muitas e diversificadas são as expressões culturais imateriais repartidas por todo o território nacional que carecem de ser mais apreciadas, respeitadas, promovidas e valorizadas".

Para a APSPCI, com esta decisão da UNESCO, "Portugal reforça a sua posição no conjunto de países que atualmente figuram quer na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade, com as manifestações culturais imateriais Fado, Dieta Mediterrânica, Cante Alentejano e Falcoaria Portuguesa, quer na Lista do Património Cultural Imaterial que Necessita de Salvaguarda Urgente, com a Arte Chocalheira e a Olaria Negra de Bisalhães".

A classificação, hoje, do "figurado de Estremoz", "vem chamar igualmente a atenção para a necessidade do Património Cultural Imaterial em Portugal ser considerado um Património Cultural a salvaguardar e a valorizar, tal como acontece com o arquitetónico e o arqueológico".

Segundo a associação, o Património Cultural Imaterial em Portugal continua "a ser ignorado e menosprezado, sem assumir espaço condigno a nível da política ministerial, nem a beneficiar de uma ação que ultrapasse ali a indispensável, mas lamentavelmente única intervenção atual, isto é, o burocrático sistema de informação de suporte ao Inventário Nacional, o MatrizPCI".

A classificação da "Produção de Figurado em Barro de Estremoz", vulgarmente conhecida como "Bonecos de Estremoz", foi decidida hoje na 12.ª Reunião do Comité Intergovernamental da UNESCO para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorre na ilha de Jeju, na Coreia do Sul, até sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório