Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Marcelo condecora hoje no Porto sete personalidades do Norte

O Presidente da República condecora hoje no Porto o historiador Germano Silva, o ex-ministro Valente de Oliveira, Amândio Secca, presidente da Cooperativa Árvore, um nadador salvador, o fundador das motos Casal, um pediatra e um empresário, revelou fonte oficial.

Marcelo condecora hoje no Porto sete personalidades do Norte
Notícias ao Minuto

13:34 - 07/12/17 por Lusa

País Presidentes

Fonte da Presidência da República adiantou à Lusa que Marcelo Rebelo de Sousa homenageia esta tarde na Câmara do Porto, numa cerimónia à porta fechada, sete personalidades do Norte, citando Germano Silva, Valente de Oliveira, Amândio Secca, o nadador salvador Eduardo Raposo Rodrigues de Sousa e João Francisco do Casal, fundador das motos Casal (ambos de Aveiro).

A imposição de insígnias do Presidente da República, com hora de início marcada para as 15:30, distinguirá ainda José Manuel Gonçalves Oliveira, diretor do serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, em Famalicão e o empresário da região de Braga, Avelino Gonçalves do Carmo, do grupo Navarra Alumínios.

Germano Silva, de 85 anos, começou a ganhar a vida como marçano num retroseiro, foi operário fabril numa fábrica de fósforos e jornalista, tornou-se especialista em história do Porto e recebeu em 2016 o título de doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto.

Valente de Oliveira, de 80 anos, é um histórico social-democrata que foi cinco vezes ministro mas que se desfiliou do partido no verão para ser mandatário da recandidatura do independente Rui Moreira à Câmara do Porto

Amândio Secca preside à Cooperativa Árvore, uma instituição fundada em 1963 no Porto, pela defesa e divulgação cultural.

Eduardo Raposo Rodrigues de Sousa, conhecido como "Atita" ou "tubarão dos mares", tem 84 anos, tendo nascido e crescido na Beira Mar, em Aveiro.

Figura mítica, muito acarinhada pelos aveirenses, este professor de natação dedicou-se desde cedo ao desporto e relata ter salvado mais de 30 vidas nas águas do oceano e da ria.

Quanto a João Francisco do Casal nasceu em 1922 em Aveiro.

Na década de 1960 fundou aquela que é considera a maior e mais importante empresa portuguesa do setor das 'duas rodas' -- a Metalurgia Casal, fabricante do tão famoso modelo «Casal-Boss».

O empreendedor aveirense foi também pioneiro da formação profissional.

José Manuel Gonçalves Oliveira, diretor do serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, tem 66 anos e distingue-se pela solidariedade, somando mais de mil consultas gratuitas por ano a crianças oriundas de famílias carenciadas.

Além de ter criado a consulta social de Pediatria no Hospital de Famalicão, direcionada para a comunidade cigana e para as famílias mais carenciadas, dedica, desde 1982, uma tarde por semana às crianças do Centro Social Padre David de Oliveira Martins, em Ruílhe, no concelho de Braga.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório