Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Voto de pesar pela morte de Zé Pedro aprovado por unanimidade

O Parlamento aprovou por unanimidade, ao final da manhã desta quinta-feira, o voto de pesar pela morte de Zé Pedro.

Voto de pesar pela morte de Zé Pedro aprovado por unanimidade
Notícias ao Minuto

12:39 - 07/12/17 por Noticias ao Minuto com Lusa

Política Parlamento

Cumpriu-se hoje a homenagem da Assembleia da República a Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés, que morreu no passado dia 30 de novembro, aos 61 anos, vítima de doença.

Ao som de palmas, palmas de pé - afinal Zé Pedro detestava minutos de silêncio - o Parlamento aprovou por unanimidade o voto de pesar pelo seu precoce desaparecimento.

Os restantes elementos da mítica banda portuguesa, Tim, Kalú, Gui e João Cabeleira, a mulher do falecido músico e quatro irmãos, assistiram nas galerias ao momento simbólico.

No voto, da autoria de Eduardo Ferro Rodrigues, considera-se que Zé Pedro foi "um dos ícones da cultura popular contemporânea" e "um músico, um divulgador de músicas e de músicos", sendo "um apaixonado pela vida e com uma curiosidade insaciável sobre os movimentos do mundo e as novas tendências do pop e rock".

"Era um homem com qualidades invulgares e com uma generosidade contagiante. Um símbolo de uma geração que se transformou numa referência de todas as gerações", salienta-se no mesmo texto.

Neste voto, entre outros aspetos, faz-se ainda alusão ao facto de o antigo Presidente da República Jorge Sampaio ter condecorado em 2004 os Xutos & Pontapés.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório