Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Bruxelas reitera que negociações com Londres continuam na primeira fase

A Comissão Europeia esclareceu hoje que prossegue a primeira fase as negociações sobre o 'Brexit' com Londres, reiterando não haver ainda "fumo branco" para passar à segunda fase.

Bruxelas reitera que negociações com Londres continuam na primeira fase
Notícias ao Minuto

12:15 - 07/12/17 por Lusa

Economia Brexit

"Continuamos em negociações com Londres", disse o porta-voz do executivo comunitário, Margaritis Schinas, na conferência de imprensa diária, adiantando que "até agora, ainda não há fumo branco".

Schinas adiantou ainda que Bruxelas está disponível para receber, em qualquer altura desta semana, "incluindo no domingo", a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Na segunda-feira, a União Europeia e o Reino Unido não conseguiram chegar a acordo sobre os termos do 'divórcio', sendo que na primeira fase das negociações deverá ficar assente o estatuto dos respetivos cidadãos expatriados, a fatura da saída e a Irlanda do Norte.

Em vésperas de uma cimeira europeia, os 27 querem que haja "progressos suficientes" nestas três áreas antes de aceitarem entrar na segunda fase das negociações do Brexit, que inclui as futuras negociações comerciais.

O porta-voz da Comissão contrariou, assim, o anúncio que May fez na quarta-feira de que Londres e Bruxelas estavam prontas a passar à segunda fase.

Os líderes dos 27 vão reunir-se na próxima semana para discutir novamente o Brexit.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório