Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Olá Dezembro, olá mercados de Natal. Estes vão animar Lisboa

Lisboetas, e que tal aproveitar o fim de semana prolongado para fazer as primeiras compras de Natal?

Olá Dezembro, olá mercados de Natal. Estes vão animar Lisboa
Notícias ao Minuto

10:00 - 07/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Eventos

Está oficialmente aberta a época dos mercados de Natal, pequenas ou grandes iniciativas que reúnem várias marcas e projetos com produtos maioritariamente nacionais e pensados para oferecer aos mais queridos na quadra natalícia. Lisboa é palco de um vasto leque de mercados e há opções para tudo. Aliás, difícil é mesmo ter tempo para visitar todos.

A Natalis, na FIL, arrancou esta quinta-feira e promete animar miúdos e graúdos até domingo, dia 10. Com um preço de entrada de 2,5 euros por pessoa, a Natalis conta com 174 expositores e ainda com a presença "de cerca de 50 instituições de solidariedade social (IPSS) que, participando neste grande evento, vão sensibilizar o público para as suas causas e propor os seus produtos como ofertas de Natal", lê-se num comunicado enviado às redações, que destaca que marcará também presença no evento "uma mostra de 44 presépios da coleção particular de Maria Cavaco Silva, que reúne peças originárias de 18 países, de vários continentes, que incluem a representação de Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Timor Leste, e também exemplares de 11 Regiões de Portugal (Madeira, Bragança, Estremoz, Santa Maria da Feira, Barcelos, Figueira da Foz, Estremoz, Famalicão, Santarém, Vila Nova de Poiares, Almoster)". Saiba mais sobre o evento aqui.

Entre os dias 8 e 17 de dezembro, a Avenida da Igreja será palco do Mercado de Natal de Alvalade, uma iniciativa de entrada gratuita que já repete pela terceira vez e que contará, este ano, com " mais de 40 casas de madeira e estruturas próprias, que serão ocupadas (em dois turnos) por comerciantes e artesãos das mais diversas áreas de atividade". O Mercado de Natal de Alvalade, anuncia a Junta de Freguesia de Alvalade, terá "animações de rua, atuações musicais, demonstrações de várias modalidades desportivas e um passeio de Pais Natais em bicicleta", mas não só: "diversos estabelecimentos comerciais da Avenida da Igreja e das ruas transversais vão promover atividades abertas à população, como apresentações de novas coleções, ações de maquilhagem, workshops de costura criativa e de artesanato em feltro e, entre muitas outras iniciativas, ateliers sobre as melhores roupas para a noite de Natal e sobre a decoração de mesas para a quadra. Os mais novos não foram esquecidos e poderão, por exemplo, aprender a decorar cupcakes ou tirar fotografias com acessórios de estrelas de rock".

Também com o apoio da autarquia, Alvalade será também palco para a 24ª edição do Hype Market, evento que acontece a 16 de dezembro, entre as 11h00 e as 19h00, e que terá mais de 60 expositores no Piso 1 do GoPark. Occo, Kimono em Português, Alfayate, Undo e Mariana Vasconcelos Joalharia são algumas das marcas e projetos que marcarão presença no evento.

A Praça da Carreira em S. João do Estoril irá receber entre os dias 7 e 9 o Mercado de Artesanato e Artes Decorativas - EstorilArt Market Especial de Natal. O evento terá 50 bancas de artesanato e produtos gourmet que prometem aliar as boas compras aos bons petiscos.

Na Amadora, o Mercado de Natal (Venteira) acontece de 8 a 29 de dezembro no Parque Delfim Guimarães, que acolherá uma série de projetos e iniciativas natalícias. Artesanato, animação de rua, comida e produtos regionais prometem ser os protagonistas nesta iniciativa de entrada livre e que, claro, contará com a presença do Pai Natal.

Quem já andou pela zona histórica da cidade já se deparou com um dos mercados mais concorridos da capital. Arrancou no passado dia 1 mais uma edição do Rossio Christmas Market, um mercado improvisado em plena praça e conta com várias casinhas com presentes para miúdos e graúdos. Mas se o mercado de Natal do Rossio salta à vista, o que dizer do Wonderland Lisboa, uma iniciativa da TVI que transformou o Parque Eduardo VII numa autêntica feira de Natal com direito a pista de gelo, diversões e muita comida. A entrada é livre e o evento mantém-se até 1 de janeiro de 2018.

Igualmente de entrada livre, a Marvila dá as boas-vindas a um 'open day' do Marcado, um evento que acontece no dia 8 entre as 10h00 e as 24h00. "A Fábrica Moderna, a Musa, o Todos e Mais Alguns e o Café Com Calma juntam-se para um mercado de Natal onde se vendem cerâmicas entre máquinas de bordados, serigrafias no meio de fresadoras e onde se fazem workshops enquanto se regateiam preços de pechibeques. O Marcado termina na Fábrica Musa, com um mini-concerto de Benjamim, e uma desgarrada entre os anos de 1986 (Benjamim) e 1980 (João Vaz)", lê-se na página de Facebook dedicada ao evento e onde poderá encontrar toda a informação necessária sobre a iniciativa.

Também amanhã é dia de dar um salto até ao Pátio da Galé, onde acontecerá o Xmas Creative Market, projeto que "acolhe projetos portugueses e produtos 100% nacionais, numa iniciativa da Cruz Vermelha Portuguesa", anuncia a Câmara Municipal de Lisboa no seu site, que nota ainda que "esta primeira edição conta com mais de 120 expositores, que vão apresentar artigos de autor e peças de design exclusivamente de origem portuguesa, maioritariamente inspiradas nas artes e nos ofícios tradicionais, bem como em tendências artísticas contemporâneas. A iniciativa tem uma componente solidária de angariação de fundos e divulgação da obra da Cruz Vermelha Portuguesa".

E como o feriado é a altura ideal para fazer algumas compras de Natal, é esta sexta-feira que também acontece o Bazaar Natal, um evento de entrada livre que, este ano, irá "acontecer num espaço singular, um Palácio Exclusivo em pleno Chiado, na Rua das Flores - Lisboa". Trata-se, anuncia a página do evento, de "um conceito único de Mercado de Natal, que reúne várias marcas selecionadas, desde roupa e acessórios, a gastronomia e cosmética".

Como já lhe tínhamos contado aqui, domingo é dia Mercadão de Natal no Mercado da Time Out, um evento de entrada gratuita que irá cativar até mesmo os mais poupados. Sim, difícil vai ser sair do mercado sem uma única compra feita. Ao todo, serão mais de 40 as marcas e projetos presentes - desde roupa, a acessórios, passando por brinquedos, decoração, etc. -, todos eles selecionados pela equipa do Time Out Market e Layra Acciaioli.

Em Sintra, o Coolares Market terá também uma edição dedicada à época festiva e nos dias 9 e 10 irá aliar o melhor da comida ao melhor que se cria por Portugal e isto, claro, com toda a Serra de Sintra como pano de fundo. A entrada é gratuíta e o Christmas Market está aberto das 11h00 às 19h00.

Cascais também já deu início à época natalícia, mas as festas mantêm-se ao longo dos fins de semana do mês de dezembro. O Natal no Mercado é de entrada livre e alia o artesanato nacional à comida e à animação, com o Pai Natal a assumir todo o protagonismo. Saiba mais aqui.

Como não poderia deixar de ser, também o Jardim da Estrela se alia à quadra natalícia com uma edição especial do Mercado Crafts & Desing. Nos próximos fins de semana do mês, entre as 10h00 e as 18h00 de cada um dos dias, será possível encontrar os presentes mais singulares de todos, muitos deles criados de raiz e que dificilmente outra pessoa conseguirá um igual. E há de tudo, desde roupa a artesanato, passando por decoração de lar, cerâmica, fotografia, joalharia, plantas aromáticas e, claro, as peças mais criativas que prometem fazer as delícias de qualquer amigo secreto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório