Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Arábia Saudita diz que decisão de Trump é "injustificada e irresponsável"

A Arábia Saudita lamentou hoje a decisão de Donald Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, considerando-a "injustificada e irresponsável", segundo um comunicado do Palácio Real citado por órgãos de comunicação estatais.

Arábia Saudita diz que decisão de Trump é "injustificada e irresponsável"
Notícias ao Minuto

06:00 - 07/12/17 por Lusa

Mundo Jerusalém

"O reino exprime o seu profundo desagrado após a decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, Ele já alertou para as graves consequências que pode ter essa decisão injustificada e irresponsável", adianta o comunicado.

O rei Salman advertiu na quarta-feira contra as consequências da decisão norte-americana, falando de um "passo perigoso" que provavelmente provocará a ira dos muçulmanos em todo o mundo.

Israel e a Arábia Saudita não têm relações diplomáticas.

O anúncio feito por Trump representa uma rotura com décadas de neutralidade da diplomacia norte-americana na questão israelo-palestiniana e já foi criticada por muitos países e pelas Nações Unidas.

No seu discurso, o Presidente dos EUA disse que continua a defender uma solução de "dois Estados" naquela região - Palestina e Israel - e disse que "tudo fará para promover uma solução pacífica".

Os Estados Unidos transformam-se assim no único país do mundo a reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Israel considera a Cidade Santa a sua capital "eterna e reunificada", mas os palestinianos defendem pelo contrário que Jerusalém Oriental deve ser a capital do Estado palestiniano ao qual aspiram, num dos principais diferendos que opõem as duas partes em conflito.

Os países com representação diplomática em Israel têm as embaixadas em Telavive, em conformidade com o princípio, consagrado em resoluções das Nações Unidas, de que o estatuto de Jerusalém deve ser definido em negociações entre israelitas e palestinianos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório